Ética Aplicada - 1. semestre

Objectivos

As aulas desta disciplina são dedicadas à descrição, reflexão e eventual solução de problemas éticos. A ética aplicada exige pressupostos teóricos, na base dos quais esses problemas encontram a sua solução. Neste sentido os alunos são convocados para a discussão de temas práticos em ética, a partir de diferentes pontos de vista. O desafio metodológico consistirá na construção de um conhecimento alargado de cada problema, mediante a aplicação de perspectivas, quer utilitaristas, quer consequencialistas, quer deontológicas. Serão usadas na aula obras de autores contemporâneos, reconhecidos na área da ética e da ética aplicada (Philippa Foot, C. Korsgaard, T. Nagel, Peter Singer, Michael J. Sandel).

Caracterização geral

Código

711031067

Créditos

6

Professor responsável

Susana Cadilha

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

- Christine M. Korsgaard, Fellow Creatures – Our Obligations to the Other Animals, Oxford: Oxford University Press, 2018.
- Kant, Die Metaphysik der Sitten, Ak. Ausg., VIII. Trad. portuguesa de José Lamego, A Metafísica dos Costumes, Lisboa: Fundação Gulbenkian, 2005.
- James Rachels, Elementos de Filosofia Moral, Lisboa: Gradiva, 2004.
- Steven M. Cahn (ed.), Exploring Ethics; an introductory anthology, New York: Oxford University Press, 2017


Método de ensino

Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial


Método de avaliação

Para além de um exame final (50%), cada aluno terá de realizar um trabalho sobre uma das duas partes do curso, que será apresentado e discutido em aula (50%).

Conteúdo

A primeira parte do curso pretende esclarecer o conceito de obrigação ética, tal como é aplicado em contextos práticos determinados. Os contextos que serão objecto de análise são o das obrigações para consigo mesmo e para com os outros e o das obrigações que se referem à relação com seres não humanos. A partir da obra de C.Korsgaard, Fellow Creatures (2018), serão discutidas situações em que a natureza e origem da obrigação ética definem a esfera da acção ética globalmente considerada. É neste âmbito que serão discutidos textos de Kant de A Metafísica dos Costumes (1797).
A segunda parte do curso aprofundará essa exploração das relações entre teoria e prática, no que à ética diz respeito. Analisar-se-ão alguns dos conceitos, princípios e metodologias que dão corpo à discussão ética (o problema da objectividade e da deliberação moral, o papel do raciocinio e da intuição), com o propósito de perceber de que forma se aplicam na discussão acerca de problemas práticos no domínio da ética.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: