Filosofia da Religião - 2. semestre

Objectivos

a) Desenvolver uma compreensão crítica das tradições religiosas e filosóficas que têm maior importância no mundo contemporâneo.
b) Desenvolver a capacidade de produzir pensamento crítico, avaliando argumentos e teses.
c) Desenvolver a capacidade de estabelecer relações entre eventos actuais e sistemas religiosos e filosóficos.
d) Desenvolver a capacidade de produzir pensamento crítico da perspectiva de diferentes religiões e culturas.



Caracterização geral

Código

711031069

Créditos

6

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

S. KIERKEGAARD,
Søren Kierkegaards skrifter, 9: Kjerlighedens Gjerninger, København, Gad, 2004

Works of Love (Kierkegaard’s Writings, XVI), ed. H. v. Hong & E. H. Hong, Princeton, Princeton University Press, 1998

Works of Love, ed. D. F. Swenson & L. M. Swenson, Princeton, Princeton University Press, 1949

Der Liebe Tun: Etliche christliche Erwagungen in Form von Reden, Gutersloh, Gutersloher Verlagshaus Gerd Mohn, 1992

Atti dell´amore, ed. C. Fabro ; aggiornamento editoriale di Giuseppe Girgenti, Milano, Bompiani Il pensiero occidentale, 2007

Gli atti dell´amore: alcune riflessioni cristiane in forma di discorsi, ed. U. Regina, Brescia, Morcelliana, 2009

Las obras del amor: meditaciones cristianas en forma de discursos, Salamanca, Sigueme, 2006

Les œuvres de l´amour ; La dialectique de la communication éthique et éthico-religieuse: 1847, ed. P. H. Tisseau, Paris, Orante, 1980


Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática.
A metodologia usada combina
a) o exame teórico de problemas e conceitos
b) uma aturada análise e comentário dos textos em causa (que presta especial atenção ao nexo entre eles e os problemas e conceitos focados, mas também a questões de interpretação, etc.)
c) a discussão de concepções alternativas, de objecções, contra-exemplos, etc.
O programa está concebido para proporcionar aos estudantes a experiência de trabalharem, se assim se pode dizer, no “laboratório” do pensamento filosófico.
Dá-se especial importância ao horário de atendimento, que pode ser usado para discutir problemas, objecções, matérias afins, etc.


Método de avaliação

Avaliação individual. Exame final escrito obrigatório. Cada aluno deve apresentar um trabalho escrito e discuti-lo com o professor. O trabalho escrito tem um peso de 1/3 na classificação final.

Conteúdo

Os outros numa óptica não-ética, ética e religiosa

O propósito deste seminário é analisar o ‘caleidoscópio’ daquilo a que Fichte chamou Standpunkte e Kierkegaard Stadier – o complexo de fenómenos que estes conceitos referem e, em particular, a diferença entre o não-ético, o ético e o religioso.
A discussão deste problema focar-se-á especialmente nos outros – i.e na questão de saber como é que os outros (os “nossos semelhantes” ou o nosso “próximo”) mudam de figura consoante se apresentam a uma luz não-ética, ética e religiosa.
Para este efeito, leva-se muito especialmente em conta um texto de Kierkegaard: Kjerlighedens Gjerninger (As obras do Amor). Mas também se procura ver este texto contra o fundo da rede de nexos que o ligam a) à totalidade da obra de Kierkegaard, b) à tradição da fé e do pensamento cristãos e c) à filosofia (em especial à filosofia da religião) de pensadores como Jacobi, Kant, Fichte e Hegel


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: