Temas de Filosofia Antiga

Objectivos

a) Adquirir um conhecimento aprofundado de figuras relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir um conhecimento aprofundado dos problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
c) Adquirir um conhecimento aprofundado das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
d) Desenvolver a capacidade de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto da filosofia antiga.
e) Adquirir um conhecimento aprofundado da terminologia filosófica antiga e do seu papel a génese da terminologia filosófica.
f) Adquirir a capacidade de leitura crítica e autónoma de alguns textos filosóficos fundamentais da filosofia antiga.
g) Desenvolver a capacidade de identificar os nexos entre problemas e concepções da filosofia antiga e questões filosóficas actuais.
h) Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas na área da Filosofia Antiga.



Caracterização geral

Código

711031071

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Boeri, M. D., & Salles, R. (2013). Los Filósofos estoicos: Ontología, Lógica, Física y Ética; traducción, comentario filosófico y edición anotada de los principales textos griegos y latinos. Sankt Augustin: Academia Verl.
Long, A. A. (2000). The hellenistic philosophers. Cambridge: Cambridge University Press.
Nickel, R. (2008). Stoa und Stoiker: griechisch - lateinisch - deutsch. Düsseldorf: Artemis & Winkler.


Método de ensino

O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.

Método de avaliação

A avaliação é individual, através de um teste escrito (70 %) no final do semestre e um ensaio escrito (30% ) supervisionado no acompanhamento tutorial.

Conteúdo

Princípios de filosofia estoica. O crescente interesse pela filosofia estoica levou à reformulação da edição pioneira de von Arnim (Fragmentos dos velhos estoicos) com edições em diversas línguas contemporâneas. E vice versa: as recentes edições oferecem uma visão de conjunto e pormenorizada da produção estoica. O que o curso pretende é uma é fazer uma revista dos princípios do conceito da filosofia e dos problemas específicos que os velhos estoicos levaram a cabo, designadamente Zenão, Cleantes, Crísipo e a reformulação da escola levada a cabo por Posidónio.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: