Temas de Ontologia - 1. semestre

Objectivos

a) aprofundada compreensão do sentido e da especificidade da Ontologia como componente fundamental da tradição filosófica e domínio de investigação;
b) aprofundada compreensão básica da pertinência da Ontologia como saber em falta (zêtoumenê epistêmê);
c) aprofundada compreensão da articulação entre a Ontologia e as demais disciplinas filosóficas;
d) aprofundada compreensão da articulação entre a Ontologia e as disciplinas científicas;
e) aprofundada compreensão da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ontologia;
f) aprofundada compreensão do problema da eventual impossibilidade da constituição da Ontologia como ciência;
g) aprofundada compreensão dos principais conceitos desenvolvidos no âmbito da Ontologia;
h) desenvolvida capacidade de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos de forma autónoma;


Caracterização geral

Código

711031077

Créditos

6

Professor responsável

Nuno da Rosa Ferro

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

KIERKEGAARD, S., Joahnnes Climacus ou De Omnibus Dubitandum Est;
Bocados de Filosofia;
Post-Scriptum…;
O Conceito de Angústia;
Doença para a Morte.

Indicações sobre as edições e bibliografia secundária serão apresentadas no decorrer das aulas

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.

Método de avaliação

Frequência obrigatória (2/3 da classificação final) e um trabalho escrito (1/3 da classificação final)

Conteúdo

er e existência, na obra de Kierkegaard

A originalidade do conceito de existência. Que é que significa \"existir\"? A noção de síntese entre \"realidade\" e \"idealidade\" e o seu significado. A prioridade da síntese e a subordinação dos seus termos. Síntese e interesse. O conceito de interesse. Completude e \"abertura\" no acontecimento da síntese. \"Ser\" e existir\". Existência e sistema; lógica e existência e o sentido da polémica com Hegel a propósito do sistema, da mediação e do movimento.
Qual o significado de tudo isto para o sentido da \"minha existência\"?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: