Filosofia da História - 1. semestre
Objetivos
a) Adquirir competências e capacidade no estudo da Filosofia da História moderna e contemporânea.
b) Compreender em que medida e quando a filosofia da História adquiriu autonomia enquanto disciplina especificamente filosófica.
c) Adquirir uma perspectiva crítica e inter-relacionada dos filósofos e as suas principais ideias do ponto de vista da Filosofia da História.
d) Compreender o sentido da evolução do estudo da Filosofia da História da época moderna à contemporânea.
e) Identificar os aspectos principais da Filosofia da História e a sua contribuição para os problemas da sociedade, da política, da moral e do mundo em geral.
Caracterização geral
Código
711031080
Créditos
6
Professor responsável
João Luís Lisboa
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
ROUSSEAU, J.-J., Discours sur lorigine et les fondements de linégalité parmi les hommes, edição M. Raymond e B. Gagnebin, uvres complètes, Paris, Gallimard, 1964, pp. 109-223.
ROUSSEAU, J.-J., Du Contrat social ou principes du droit politique, uvres complètes, Paris, Gallimard, 1964, pp. 347-470.
KANT, I., A paz perpétua e outros opúsculos, tradução A. Morão, Lisboa, Edições 70, 2004.
KANT, I., Anthropologie du point de vue pragmatique, tradução M. Foucault, Paris, Vrin, 2011.
HABERMAS, J., Direito e Democracia, entre factos e normas, tradução F. Siebeneichler, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 2003, 2 vols.
Método de ensino
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e práticas com o mesmo peso lectivo. As aulas teóricas permitirão o conhecimento básico dos autores do programa, identificando os principais problemas da Filosofia da História, pondo em relevo os pontos decisivos das suas principais ideias e permitirão também uma visão crítica e inter-relacionada dos autores.
As aulas práticas visam o comentário dos textos filosóficos mais importantes dos autores do programa, descrevendo os elementos que representam a continuidade e a ruptura na formulação das questões filosóficas e a solução dos principais problemas levantados pelos respectivos autores.
Método de avaliação
Os métodos de avaliação incluem aulas teóricas e aulas práticas com o mesmo peso letivo. Discussão de textos filosóficos relativos aos grandes temas da Filosofia da História.
A avaliação é constituída por Frequência (40%); trabalho com defesa oral (40%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).
Conteúdo
I. A Filosofia da História em Rousseau: do Discurso sobre a Desigualdade (1755) ao Contrato social (1762).
a) Do estado de natureza ao estado civil: as etapas da filosofia da história da espécie humana.
b) O Contrato social e os princípios do direito político como forma de realização do destino do homem.
II. Do Direito natural ao Direito positivo como o destino da história política em Habermas.
c) O direito natural como uma propedêutica do paradigma da praxis.
d) Moral, Direito e Democracia: a emancipação como o telos da História em Habermas.A preencher pelo docente responsável