Geografia da Europa - 1. semestre
Objectivos
a) Compreender os processos espaço-temporais de integração, construção da identidade e fragmentação do território europeu;
b) Avaliar a importância da dimensão espacial na evolução do mapa político da Europa;
c) Interpretar a evolução das paisagens europeias considerando a interação entre o meio natural e as atividades humanas;
d) Conhecer a evolução dos blocos económicos e políticos da Europa no pós-II GM;
e) Caracterizar as principais fases de evolução da CEE/UE;
f) Caracterizar as principais políticas comunitárias e respetivos instrumentos;
g) Conhecer as Estratégias Europa 2020 e Portugal 2020;
h) Reconhecer a diversidade europeia em termos populacionais, económicos e culturais;
i) Reconhecer a importância das redes (transportes, energia, redes urbanas,
) na identidade e diversidade europeias;
j) Desenvolver um raciocínio crítico sobre as questões da Europa e da UE;
k) Elaborar relatórios (análise, diagnóstico e prospetiva) sobre questões europeias numa perspetiva geográfica.
Caracterização geral
Código
711041018
Créditos
6
Professor responsável
Gonçalo Manuel Antunes, Maria Dulce Pimentel
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Fundamental:
Azcárate Luxán, Mª. Victoria; Sánchez Sánchez, José (2013). Geografía de Europa, Madrid :UNED, 394p.
Adoumié, Vincent (2013). Geographie de lEurope. Paris, Hachette Supérieur.
Complementar:
Blouet, B. W. (2012).The EU and Neighbours: A Geography of Europe in the Modern World (2ª ed.). New Jersey: Wiley.
Dumont, Gérard-François; Verluise, Pierre (2016).Géopolitique de l´Europe. De l´Atlantique à l´Oural. 2ªed., Paris :PUF.
Kocziszky, G.; Nagy, Z.; Tóth, G.; Dávid, L. (2015). New Method for Analyzing the Spatial Structure of Europe. Economic Computation & Economic Cybernetics Studies & Research Vol. 49 Issue 3, p136-153. 18p.
Walton, N. & Zielonka, J. (ed) (2013).The new political geography of Europe. London: European Council on Foreign Relations (ECFR).
Método de ensino
Método de ensino
Aulas expositivas e participadas. Discussão a partir de um conjunto de textos selecionados. Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos práticos.
Método de avaliação
Método de avaliação
1) Uma prova escrita [55%] versando sobre a matéria lecionada, incluindo textos de apoio;
2) Elaboração de um trabalho prático de grupo [40%], que inclui um elemento intermédio de avaliação [10% da nota final], uma parte escrita [25%] e uma apresentação oral [5% da nota final];
3) Assiduidade e participação (pelo menos 60% das aulas práticas): [5%]
(Segundo Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento).
Conteúdo
1) A Europa: o significado dos seus limites históricos, unidade e diversidade do território, a Europa no mundo
2) Ambiente geográfico natural: diversidade geomorfológica e bioclimática
3) Evolução do mapa político: processos de unificação; nações sem Estado; sistemas políticos
4) Processos de integração no território europeu: CEE/EU;EFTA; COMECON
5) Da CEE à UE: tratados; alargamentos; instituições; políticas e instrumentos de financiamento
6) População, sociedade, cultura: dinâmicas demográficas; diversidade étnica, linguística e religiosa; capital humano
7) Atividades económicas: o espaço rural e a reorientação dos sistemas agrícolas; desindustrialização, terciarização ou servindustrialização das economias?
8) Redes europeias de transportes e energia; as relações com o resto do mundo
9) Cidades e sistemas urbanos
10) Regiões em declínio e territórios emergentes. Coesão ou fragmentação territorial?
11) Conflitos e crises na Europa actual. A UE e a Europa que perspetivas?
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: