Geografia do Turismo e do Lazer

Objectivos

a) Compreender o fenómeno do turismo como elemento de mutação do território nas suas múltiplas perspectivas económica, social e cultural, bem como a sua diversidade e multiculturalidade;
b) Analisar o sector do turismo e das atividades de lazer, do ponto de vista da oferta e da procura, de acordo com as classificações mais utilizadas;
c) Identificar diferentes modelos de desenvolvimento turístico, com base em exemplos nacionais e internacionais;
d) Aplicar os conhecimentos a situações práticas, nomeadamente à definição de estratégias de promoção e/ou de desenvolvimento turístico;
e) Desenvolver metodologias de análise e de diagnóstico, social, cultural e ambientalmente sustentáveis para o planeamento do sector turístico.

Caracterização geral

Código

711041023

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Ashaw, G. & Williams, A. (2002). Critical Issues in Tourism, A Geographical Perspective. Oxford: Blackwell Publishers, pp. 1-42, 76-99, 296-367.

Careto, H. & Lima, S. (2006). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. GEOTA, Vol. 1, pp. 21-97.

Crouch, D. (2000). Leisure and Tourism Geographies: Practices and Geographical Knowledge. Londres e Nova Iorque: Routledge, pp.1-16, 238-256.

Hall, C. M. (2005). Reconsidering the Geography of Tourism and Contemporary Mobility. Institute of Australian Geographers, pp.125-139.

Holden, A. (2008). Environment and Tourism. Routledge: London and New York, chapter 2, pp. 25-64.

Método de ensino

Aulas expositivas e participativas; discussão de casos de estudo; trabalho de campo.

Método de avaliação

Teste de toda a matéria (60%); Trabalho de grupo (máximo 3 pessoas) entre 10 e 15 páginas, incluindo anexos, apoiado em bibliografia e informação documental diversa, eventualmente com trabalho de campo (25%). Apresentação oral, individual, com powerpoint (cerca de 20 minutos) seguida de debate público (10%).

[Segundo as Normas de Avaliação da FCSH a proposta de elementos de avaliação a apresentar aos alunos na 1ª aula pode sofrer ajustamentos, designadamente na % de cada elemento]

Conteúdo

1) Introdução à geografia do turismo e do lazer – objetivos, conceitos e noções gerais
2) Causas e consequências do turismo e do lazer na sociedade, na economia e na cultura
3) A importância do sector do turismo e do lazer para o desenvolvimento e a sua avaliação - as estatísticas e os indicadores de oferta e de procura
4) Motivações do turista e suas tipologias
5) O turismo, o lazer e o ambiente – o turismo sustentável
6) O planeamento territorial no sector do turismo e do lazer
7) Formas recentes de turismo – modas e dinâmicas
8) O turismo e o lazer em Portugal
9) Novas tecnologias e inovação no sector do turismo e do lazer – dinâmicas de evolução.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: