História Contemporânea (Século XX) - 2. semestre

Objectivos

a) Adquirir uma visão geral do “curto século XX” tendo como balizas cronológicas fundamentais a I Guerra Mundial e a
Revolução Russa e o fim da Guerra Fria em 1991
b) Compreender a relação dialéctica entre as dinâmicas de mudança e os fatores de continuidade que marcaram as várias
conjunturas do século XX, em especial no período de entre-guerras e no pós-II Guerra Mundial.
c) Situar no espaço e no tempo, e numa perspetival comparada, algumas das crises e transformações mais emblemáticas
do século XX
d) Conhecer a evolução das perspectivas historiográficas relativas aos temas estudados
e) Conhecer a literatura fundamental sobre os diferentes tópicos do programa e ser capaz de localizar e trabalhar com
documentos dos períodos em estudo
f) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias leccionadas.
g) Adquirir conhecimentos que habilitem os alunos a um prosseguimento aprofundado dos estudos da época
contemporânea

Caracterização geral

Código

711051018

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Aires Oliveira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

HOBSBAWM, E. J., A Era dos Extremos, Lisboa, Presença, 1998
HOLLAND, Robert, European Decolonization 1918-1981, Basingstoke, Macmillan, 1985
OVERY, Richard, Os Ditadores. A Alemanha de Hitler e a Rússia de Estaline, Lisboa, Bertrand, 2004
REYNOLDS, David, One World Divisible. A Global History since 1945, London, Penguin, 2000
WESTAD, Arne Odd, The Global Cold War. Third World Interventions and the
Making of Our Times, Cambridge, Cambridge University Press, 2005

Método de ensino

Exposição das matérias pelo docente. Exposição de trabalhos ou de comentários a fontes pelos alunos, seguidas de debate. Visionamento ocasional de filme ou documentário. Reuniões individuais com os alunos para orientação de trabalhos ou esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

Um teste escrito e um trabalho sobre um tema, um livro ou um documento histórico. Avaliação da participação oral dos alunos nas aulas práticas. Frequência (40%) e ensaio escrito (40%). Participação em algumas aulas é obrigatória (20%)

Conteúdo

a) A I GM como guerra total. A conferência de paz e o sistema de Versalhes
b) A Revolução Russa: o triunfo dos bolcheviques. A Guerra Civil e a NEP. A revolução de Estaline. O impacto global da
Revolução Russa
c) A Europa de entre-guerras: a crise da democracia parlamentar e do capitalismo liberal. Os fascismos europeus: uma
tipologia. O nazismo: modelos interpretativos. O colapso da “segurança colectiva”. A II GM
d) O nascimento do mundo bipolar: o eclipse da primazia europeia e a afirmação das superpotências. O ordenamento
internacional do pós-guerra. Os primórdios da integração europeia. O renascimento da democracia liberal e o novo
“contrato social europeu”. A Europa de Leste e o “socialismo real”
e) A Guerra Fria: fases e características do conflito bipolar
f) A Europa e o mundo da “era dourada”: a construção do Estado social. O fim dos impérios europeus e os conflitos póscoloniais.
O “contrato social” sob tensão. As revoluções de 1989 e a nova paisagem do pós-Guerra Fria


Cursos

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