Pré-História - 1. semestre
Objetivos
Reconhecer a Arqueologia Pré-Histórica como domínio científico essencial para uma visão crítica da História da
Humanidade
Conhecer e interpretar, numa perspectiva sincrónica e diacrónica, as várias etapas da formação da humanidade ao nível da
sua história biológica, tal como as dinâmicas subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento das primeiras sociedades
humanas, do Paleolítico à Idade do Bronze, em diversos contextos geográficos e nas suas variadas formas de expressão
cultural
Avaliar a importância relativa de um testemunho arqueológico identificando e relacionando os elementos necessários à
construção e sustentação críticas do discurso historiográfico
Conhecer as mais recentes e actualizadas tendências da produção científica nos planos da análise e da síntese
historiográfica
Ser capaz de expor os conhecimentos adquiridos de forma problematizante, fazendo uso de vocabulário específico e
integrando-os no universo conceptual próprio da disciplina
Caracterização geral
Código
711051101
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
ARSUAGA, J.,(1998) La espécie elegida. La larga marcha de la evolucion humana, Temas de Hoy. (Existe tradução
portuguesa) BINFORD, L., (1991), Em Busca do Passado, Mem-Martins, Europa América. COPPENS, Y. (dir.) (2001), Aux
origines de lHumanité, Vol.1 e 2, Paris, Librairie Arthème Fayard CUNLIFE, B., (2001), The Oxford Illustrated History of
Prehistoric Europe, Oxford, Oxford University Press EIROA, J., (2000), Nociones de Prehistoria General, Barcelona, Editorial
Ariel. GARANGER, J., (dir.) (1992), La Préhistoirte dans le Monde, Paris, PUF, HUBLIN, J., (2007), Quand dautres homes
peuplaient la Terre, Flammarion JORDAN, P., (2001), O Homem Primitivo, Temas e Debates JORGE, S. (1999), Domesticar a
Terra, Lisboa, Gradiva LEROI-GHOURAN, (1988), Dictionnaire de la Préhistoire, Paris, PUF LEROI-GHOURAN, (s/d), As
Religiões da Pré-história, Lisboa, Edições 70 SCARRE, C., (2005), The Human Past, Londres
Método de ensino
As aulas serão presenciais com suporte digital. Uso extensivo de imagens ilustrando as várias componentes dos
conteúdos da unidade curricular. Análise e comentário de textos e imagens, tendo particular atenção aos diferentes tipos
de sítios arqueológicos relacionados ao conteúdo programático. Apreensão da diversidade do processo histórico no
mundo. Participação ativa dos alunos nas aulas, através de perguntas dirigidas à sala de aula.
Método de avaliação
Teste com consulta onde se
avaliará a capacidade de reflexão do aluno relativamente aos conhecimentos transmitidos, a discussão e argumentação
utilizada serão valorizadas. Trabalho de investigação na forma de uma recensão crítica. Os vários modelos de recensão são
transmitidos aos alunos.
Conteúdo
O estudo do passado humano Pré-história e arqueologia pré-histórica Génese e desenvolvimento dos estudos préhistóricos
O enquadramento geológico e cronológico
1. O processo de hominização 2. As sociedades de caçadores-recolectores 3. O Neolítico 4. O Neolítico no resto do Mundo
5. Transformação das sociedades agrárias: O Calcolítico e a Idade do Bronze 6. A diversidade social no resto do mundo