História Cultural e das Mentalidades da Antiguidade - 1. semestre

Objectivos

a) Saber relacionar as diferentes dimensões espácio-temporais inerentes à Antiguidade e compreendê-las numa perspectiva simultaneamente sincrónica e diacrónica;
b) Conhecer as principais e mais actuais interpretações historiográficas relativas às temáticas estudadas;
c) Conhecer os principais documentos históricos e ser capaz de os analisar e interpretar, compreendendo-os no seu contexto histórico;
d) Conhecer o contexto político, social, económico, cultural e religioso relativo à Antiguidade;
e) Desenvolver capacidades de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual adequados à disciplina;
f) Conhecer as problemáticas e as expressões culturais mais relevantes que caracterizam o homem na Antiguidade;
g) Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das problemáticas culturais relativas à Antiguidade.

Caracterização geral

Código

711051116

Créditos

6

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- BOTTÉRO, Jean, Mésopotamie- L’écriture, la raison et les dieux, Paris, Éditions Gallimard, 1987
- FOSTER, Benjamin, From Distant Days – Myths, tales and poetry of Ancient Mesopotamia, Bethesda, CDL Press, 1995.
- LÓPEZ, Jesus, SANMARTÍN, Joaquín, Mitologia y Religión del Oriente Antiguo I Egipto- Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
- ODISHO, Anobel Youhana, The Akitu Festival in Mesopotamia- the expression of royal ideology through Religion, Ritual and Architecture, [texto policopiado], Berkeley, 2004.
- The Electronic Text Corpus of Sumerian Literature, Faculty of Oriental Studies, University of Oxford, 2003-2006, http://etcsl.orinst.ox.ac.uk/
- WALLS, Neal (ed.), Cult image and divine representation in the Ancient Near East, Boston, American School of Oriental Research, 2005.

Método de ensino

-Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teórico-práticas com recurso a power point.
-Apoio didáctico em sumários (Sínteses), power points, documentos, etc.
-Comentário de fontes iconográficas e textuais em aulas práticas. Debates na sequência de filmes ou workshops
Ensino Presencial

Método de avaliação

Dois elementos de avaliação escritos: um teste e um ensaio. Cada elemento terá a ponderação de 50% para a nota final.

Conteúdo

1. Enquadramento histórico-cultural
1.1 Caracterização geográfica e cronológica do mundo mesopotâmico
1.2 O legado sumério
1.3 A matriz semita
1.4 Uma cultura sincrética
2. A Literatura mesopotâmica
2.1 As categorias dos textos literários
2.2 A relação entre a tradição oral e escrita
2.3 O ofício de escriba: da sua formação ao papel de redactor-editor
2.4 Enheduanna: poetisa e escriba ao serviço do poder
3. A poesia amorosa
3.1 O Ciclo de Inanna e Dumuzi
3.2 As aventuras de Enki e Enlil
3.3 A mulher enquanto amante e esposa
4. A iconografia
4.1 Do «Vaso de Uruk» aos relevos assírios
4.2 A glíptica mesopotâmica
4.3 Os temas e símbolos das narrativas de poder
5. A performatividade cúltica
5.1 Drama, dança e música no culto
5.2 Os diferentes sacerdotes e o seu quadro comportamental
5.3 As significâncias do género divino e cultuante

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: