História Cultural e das Mentalidades Contemporânea
Objetivos
a) Identificar os principais processos culturais que se desenvolveram na época contemporânea.
b) Conhecer as principais interpretações historiográficas dos temas estudados.
c) Conhecer a bibliografia fundamental do tema e ser capaz de trabalhar com documentos históricos da época.
d) Desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita, integrando um vocabulário e as categorias específicas relativas à época contemporânea.
Caracterização geral
Código
711051119
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
BILLIG, Michael, Banal Nationalism, Londres, Sage, 1995.
BURKE, Peter, What is cultural history?, Cambridge, Polity Press, 2004.
EAGLETON, Terry, A Ideia de Cultura. Lisboa, Temas e Debates, 2003.
RANCIÈRE, Jacques, O espectador emancipado, Lisboa, Antígona, 2010.
WILLIAMS, Raymond, The Country and the City, Oxford, Oxford University Press, 1975.
Método de ensino
Aulas teóricas: Apresentação dos vários tópicos do programa. Aulas teórico-práticas: os alunos reflectirão e discutirão sobre textos seleccionados e material audiovisual.
Método de avaliação
1. Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas (20%)
2. Apresentação oral de um texto (10%)
3. Ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa (70%)
Conteúdo
Primeira Parte: Problemas Gerais da Cultura Contemporânea
1. Estado da arte: da ideia de cultura aos novos objectos da História Cultural.
2. Cultura popular, nacionalização da cultura e invenção da tradição.
3. Globalização, capitalismo e massificação da cultura.
4. A crítica da cultura e a distinção social.
5. Os Estudos Culturais e a questão da emancipação.
Segunda Parte: Laboratório de Investigação em História Cultural
1. Os nacionalismos e a invenção da cultura portuguesa de Almeida Garret a Joana Vasconcelos.
2. Uma história transnacional do desporto da Moscovo de 1945 ao Rio de Janeiro de 2014.
3. A ideia de falta de cultura do investimento nas políticas de alfabetização à crise das políticas científicas.
4. A cultura como tecnologia de poder: agricultura, guerra e cultura do Império Português à Revolução de Abril.
5. Arquitectura, espectáculo e emancipação: Eduardo Souto Moura, Jacques Rancière e Jimmy Jump.