Introdução ao Egípcio Hieroglífico - 2. semestre

Objectivos

Domínio dos elementos essenciais da gramática egípcia. Contexto histórico e linguístico da língua egípcia antiga. Estrutura e funcionamento da escrita hieroglífica egípcia. Substantivos, adjetivos, pronomes, preposições, advérbios, partículas e interjeições, numerais e morfologia do verbo. Sintaxe das frases não-verbais (substantivas, adjetivas, adverbiais e pseudo-verbais).

Caracterização geral

Código

711051142

Créditos

6

Professor responsável

Maria Helena Trindade Lopes, Ronaldo Guilherme Gurgel Pereira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

PEREIRA, R. G. GURGEL. Gramática Fundamental de Egípcio Hieroglífico. Lisboa, Ed. Chiado, 2016.
WILKINSON, R. H. Reading Egyptian Art. London, Thames & Hudson, 1994.

Método de ensino

Exposição dialogada dos conteúdos presentes em cada capítulo da gramática recomendada. Exercícios de fixação corrigidos em grupo no início de cada aula. PowerPoint contendo material auxiliar para a apresentação de exemplos e correção de exercícios. Visita guiada à coleção egípcia da Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de avaliação

Duas avaliações escritas e uma terceira avaliação promovida ao longo do curso, sob a forma de testes de vocabulário.

Conteúdo

Contexto histórico e linguístico; Elementos da frase: substantivos simples e compostos; adjetivos primários, secundários e nisbas; preposições simples e locuções; pronomes independentes, dependentes, sufixos e possessivos; advérbios; partículas e interjeições; numerais ordinais, cardinais, operações matemáticas e frações; morfologia do verbo; sintaxe de frases não-verbais; fórmulas funerárias essenciais relacionadas ao conteúdo do curso.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: