História da Escravatura
Objetivos
1. Reflectir no uso de categorias gerais em história, com base na análise e comparação de configurações concretas de
escravatura.
2. Compreender historicamente os dispositivos da violência, negociação, obediência e revolta presentes nas sociedades
escravocratas.
3. Introduzir os estudantes nas fontes em que se baseia a história da escravatura: dos registos em série aos discursos
normativos e jurídicos, sem esquecer as modalidades de representação que dão voz aos escravos.
4. Aproximação à bibliografia fundamental e aos instrumentos essenciais de pesquisa, de modo a saber identificar as
grandes questões de uma história da escravatura.
5. Sensibilizar os estudantes para a questão dos valores morais e políticos suscitados por uma história da escravatura
Caracterização geral
Código
711051145
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
1. James Walvin, Uma história da escravatura, trad. Jorge Palinhos (Lisboa: Tinda da China, 2008).
2. António Carreira, Cabo Verde: Formação e extinção de uma sociedade escravocrata (1460-1878), 3.ª ed. (Praia: Instituto
de Promoção Cultural, 2000).
3. Silvia Hunold Lara, Campos da violência: Escravos e Senhores na Capitania do Rio de Janeiro 1750-1808 (Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1988).
4. Luiz Felipe de Alencastro, O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII (São Paulo:
Companhia das Letras, 2000).
5. Miguel Bandeira Jerónimo, Livros brancos, almas negras. A missão civilizadora do colonialismo português c. 1870-1930
(Lisboa: ICS, 2010).
Método de ensino
Divisão entre aulas teóricas e aulas práticas. Nas primeiras, o docente apresentará o programa, procurando suscitar o
debate em torno dos pontos mais controversos. Nas aulas práticas, o docente guiará os estudantes na interpretação de
uma selecção de fontes e dos principais debates historiográficos. Atendimento tutorial será dedicado ao esclarecimento de
dúvidas e à orientação de trabalhos individuais.
Método de avaliação
A avaliação final será o resultado de três factores com a mesma ponderação: um teste escrito, um trabalho sobre um tema,
um livro ou um documento (5 mil palavras), e participação oral dos estudantes nas aulas práticas.
Conteúdo
1. Para uma história comparada da escravatura.
James Walvin, Uma história da escravatura
2. Os primórdios da escravatura
Vitorino Magalhães Godinho, O mercado da mão-de-obra e os escravos, in Idem, Os Descobrimentos e a Economia
Mundial, vol. IV, pp. 151-206.
3. Sociedades escravocratas: o caso de Cabo Verde
António Carreira, Cabo Verde: Formação e extinção de uma sociedade escravocrata (1460-1878)
4. Sociedades escravocratas: o caso de Moçambique
José Capela, Escravatura: conceitos
5. Sociedades escravocratas: o caso de Angola
Isabel Castro Henriques, A Angola do século XIX: a presença portuguesa, os documentos e os conhecimentos, in Idem,
Percursos da modernidade em Angola, pp. 1-149.
6. Da formação do Atlântico Sul à Exploração dos Escravos no Brasil
Silvia Hunold Lara, Campos da violência: Escravos e Senhores na Capitania do Rio de Janeiro 1750-1808; Luiz Felipe de
Alencastro, O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul, séculos XVI e XVII.