História da Europa e da Construção Europeia

Objectivos

Proporcionar e estimular:
•conhecimento da história da Europa,do pensamento sobre a unidade europeia e do processo de construção e unificação
europeia
•estudo das redes europeias: compreensão da sua identidade e da sua importância como herança histórica
•conhecimento da história do pensamento português sobre a cooperação europeia e do processo histórico da participação
e integração de Portugal nos movimentos e organizações de cooperação europeia
•conhecimento dos documentos e da bibliografia fundamental sobre o tema e a capacidade de os analisar e
interpretar,compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural
Pretende-se promover e desenvolver a capacidade:
•de reflectir e de fundamentar um pensamento crítico sobre a ideia de Europa e da Europa Comunitária
•de pensar Portugal no quadro europeu
Aquisição de competências em termos de exposição oral e escrita, integrando vocabulário e um discurso conceptual
adequado e estimular o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas

Caracterização geral

Código

711051146

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

www.eurohspot.pt Portugal e a Construção Europeia / Portugal and the European integration process / Le Portugal et la
Construction Européenne www.ciejd.pt AMARAL, Ferreira do ROLLO e BRITO, Brandão de, Portugal e a Europa, Dicionário,
Tinta da China, 2011; BRITO, Brandão de, ROLLO e AMARAL, Ferreira do, Portugal e a Europa, Testemunhos de
Protagonistas, Tinta da China, 2011; DELORS, Jacques, Memórias, Quetzal Editores, Lisboa, 2004. EL- AGRAA, Ali, The
European Union. History, Institutions, Economics and Politics, London, 1998; GERBET, Pierre, La Construction de l´Europe,
Paris, 1983.
HAMON e KELLER, Fondements et Étapes de la Construction Européenne, PUF, 1997 ; MONNET, Jean, Memórias. A
Construção da Unidade Europeia, Brasília, 1986. Portugal e a Unificação Europeia, Penélope, nº 18, Edições Cosmos, 1998.
ROLLO, AMARAL, Ferreira do e BRITO, Brandão de, Portugal e a Europa, Cronologia, Tinta da China, 2011. SCHUMAN,
Robert, Pour l´Europe, \"Ecrits Politiques\", Nagel, Paris, 1963.

Método de ensino

Aulas de carácter teórico-prático, baseadas em exposições magistrais e na discussão dos temas por parte dos alunos com
apoio na análise de documentos, mapas, gráficos e na utilização de meios audio-visuais.
A programação e calendarização das actividades é definida, apresentada e distribuída no início do ciclo lectivo.
A apresentação das matérias, acompanhada da identificação, em aula e via moodle, dos documentos, fontes e bibliografia
de referência, e outros recursos, nomeadamente na web, assume e apela, para além da dimensão expositiva e explicativa,
cenários de interpretação, problematização e discussão dos conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação inclui um teste de frequência, com consulta, e um trabalho.
O trabalho escrito poderá consistir numa recensão bibliográfica ou num exercício de reflexão e síntese sobre um tema. O
tema é definido com o docente, antecedendo a apresentação e discussão de um plano de trabalho com o docente e em
aula. O texto final é apresentado e defendido oralmente

Conteúdo

A primeira parte do programa estuda como surgiu a designação e a ideia de Europa, com que pressupostos e que
propostas de cooperação e de unificação foram emergindo entre os países europeus ao longo do tempo, compreendendo
os planos e projectos que genericamente surgiram até à I Guerra Mundial, analisando a questão da unificação europeia e os
projectos surgidos no período até a II Guerra Mundial e estudando com detalhe as propostas, projectos, movimentos,
instituições que ficaram a marcar a História da construção europeia até ao Tratado de Lisboa.
A segunda parte é consagrada ao estudo do pensamento português e da participação de Portugal nos projectos e
movimentos de cooperação e de integração europeia na segunda metade do século XX

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: