História da Guerra Fria

Objectivos

a) Adquirir uma visão geral da Guerra Fria e das suas manifestações e impactos, tanto à escala regional como global, e segundo um enquadramento cronológico que dê conta do conceito de “longa duração”.
b) Compreender as múltiplas dimensões (políticas, ideológicas, culturais, estratégicas, económicas) que estiveram subjacentes ao antagonismo Leste-Oeste, as suas dinâmicas regionais, e os seus intérpretes políticos e sociais.
c) Identificar o papel dos fatores que concorreram para a emergência e evolução dos dois principais modelos de sociedade em disputa durante a Guerra Fria.
d) Situar no espaço e no tempo as crises mais emblemáticas da Guerra Fria.
e) Conhecer a evolução das perspetivas historiográficas relativas aos temas estudados.
f) Conhecer a literatura fundamental sobre os diferentes tópicos do programa e ser capaz de localizar e trabalhar com documentos dos períodos em estudo.
g) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias lecionadas.
h) Adquirir conhecimentos que habilitem os alunos a um prosseguimento aprofundado dos estudos da época contemporânea.


Caracterização geral

Código

711051148

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

GADDIS, John Lewis, A Guerra Fria, Lisboa, Edições 70, 2009
JUDT, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2006
WESTAD, Odd Arne - The Global Cold War. Third World Interventions and the Making of Our Times, Cambridge, Cambridge University Press, 2005
WESTAD, Odd Arne e LEFFLER, Melvyn P. – The Cambridge History of the Cold War, Cambridge, Cambridge UP, 2010, 3 volumes
ZUBOK, Vladislav M., A Failed Empire. The Soviet Union in the Cold War from Stalin to Gorbachev, Chapel Hill, The University of North Carolina Press, 2007

Método de ensino

Exposição das matérias pelo docente. Exposição de trabalhos ou de comentários a fontes pelos alunos, seguidas de debate. Visionamento de filmes, documentários e outro material iconográfico. Reuniões individuais com os alunos para orientação de trabalhos ou esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

Um teste escrito (40%) e um trabalho de síntese bibliográfica (40%). Avaliação da participação oral dos alunos nas aulas práticas (20%).

Conteúdo

a) Conceitos, perspetivas e controvérsias historiográficas: o que foi a Guerra Fria?
b) Periodização: fases e características do conflito bipolar (c. 1945- c.1991)
c) As ideologias e os fatores de mentalidade coletiva
d) Alianças, estratégia e corrida armamentista
e) Desenvolvimentos científicos e tecnológicos
f) Recursos naturais e competição económica
g) Propaganda e ofensivas culturais
h) Espionagem e operações clandestinas
i) O papel das organizações internacionais
j) A descolonização e a Guerra Fria
k) A construção europeia e a Guerra Fria
l) As clivagens Norte/Sul e o conflito Leste/Oeste
m) Figuras-chave: estadistas, revolucionários, dissidentes
n) O que pôs termo à Guerra Fria? O debate na historiografia e nas Relações Internacionais
o) Os legados da Guerra Fria e a nova configuração do sistema internacional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: