História da Revolução Francesa

Objetivos

a) Adquirir uma visão crítica sobre a Revolução Francesa, como um período fulcral para a compreensão da
contemporaneidade.
b) Analisar as origens e as principais fases da Revolução Francesa.
c) Analisar as principais mudanças políticas, sociais e culturais introduzidas pela Revolução Francesa.
d) Compreender a História da Revolução Francesa numa perspectiva comparada em relação a outros momentos
revolucionários da contemporaneidade.
e) Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas sobre a Revolução Francesa e como estas evoluíram entre finais do século XIX e a actualidade.
f) Ser capaz de pesquisar, seleccionar e trabalhar documentos e textos historiográficos sobre a Revolução Francesa.
g) Ser capaz de elaborar trabalhos de síntese e realizar exposições orais sobre qualquer uma das matérias leccionadas.
h) Adquirir conhecimentos que habilitem a um prosseguimento aprofundado de estudos sobre a História das Revoluções
na época contemporânea.

Caracterização geral

Código

711051150

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

DOYLE, WILLIAM, Origins of the French Revolution, Oxford University Press, USA, 1999.
DOYLE, WILLIAM, The Oxford History of the French Revolution, Oxford University Press, USA, 2003.
FURET, FRANÇOIS, Interpreting the French Revolution, Cambridge University Press, 1981.
FURET, FRANÇOIS, The French Revolution: 1770-1814, Wiley-Blackwell, 1996.
HUNT, LYNN, Politics, Culture, and Class in the French Revolution, University of California Press, 2004.
KATES, GARY (ed.), The French Revolution: Recent Debates and New Controversies, Routledge, 1997.
LEFEBVRE, GEORGES, The Coming of the French Revolution, Princeton University Press, 2005.
SCHAMA, SIMON, Citizens: A Chronicle of the French Revolution, Vintage, 1990.
VOVELLE, MICHEL, A Revolução Francesa, 1789-1799, Lisboa, Edições 70, 2007.

Método de ensino

As aulas teóricas serão essencialmente expositivas, com a possibilidade de intervenção dos alunos para esclarecimento de dúvidas ou comentários. As aulas práticas serão dedicadas à análise, comentário e debate de textos historiográficos,
documentos contemporâneos, filmes ou sites da Internet sobre a Revolução Francesa, previamente seleccionados pelo
docente e analisados pelos alunos.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados através da sua participação nas aulas práticas (20% da cotação final), de um trabalho escrito
individual (40%) e de uma frequência final escrita sem consulta (40%).

Conteúdo

Pensar a Revolução Francesa:
- Evolução historiográfica sobre a Revolução, as suas origens e o seu impacto
- A visão clássica, o revisionismo e o pós-revisionismo
As origens da Revolução Francesa:
- A estrutura política e social do Antigo Regime
- As guerras e a crise financeira
- Iluminismo, opinião pública e oposição política
- As tentativas de reforma
- A crise económica
- O colapso da monarquia (1787-1789)
- A preparação dos Estados Gerais
- O início dos Estados Gerais
- A queda da Bastilha
A fase moderada
- O “Grande Medo” e o fim dos privilégios
- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
- O novo regime
- Resistências
A fase radical
- A radicalização da Revolução
- A república
- Lutas internas e guerras revolucionárias
- O Terror
O fim da Revolução?
- As ambiguidades termidorianas
- Golpes e contra-golpes
- A crescente importância dos militares
- A ascensão de Napoleão
O legado da Revolução
História comparada da Revolução Francesa

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: