História do Brasil Contemporâneo

Objectivos

a) Adquirir uma visão crítica da História do Brasil e conhecer a cronologia do período entre 1822 e 1930.
b) Adquirir competências para analisar a História do Brasil ao nível político, religioso, social, económico e intelectual.
c) Problematizar os períodos cronológicos e as temáticas principais da História do Brasil desde a independência até ao final da I República.
d) Integrar, numa visão comparada, a História do Brasil na evolução histórica mundial e, em particular, na da América Latina.
e) Conhecer as diferentes perspectivas historiográficas relativas à História do Brasil e aos períodos e temas em que esta se divide.
f) Conhecer os principais historiadores e as obras que escreveram sobre esta época.
g) Ter capacidade para expor, oralmente e por escrito, os resultados da aprendizagem.

Caracterização geral

Código

711051151

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

CARVALHO, José Murilo de e NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das, Repensando o Brasil do Oitocentos. Cidadania, Política e Liberdade, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.
CARVALHO, José Murilo de, A construção da ordem. A elite política imperial, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1980.
FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (dir.), O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010.
GRINBERG, Keila e SALLES, Ricardo, O Brasil Imperial, 3 vols., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2009.
RIBEIRO, Gladys Sabina (org.), Brasileiros e cidadãos. Modernidade política, 1822-1930, São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2008.


Método de ensino

As metodologias consistem em exposições teóricas pelo professor acompanhadas pela realização de aulas práticas de
debate sobre alguns temas previamente definidos. Cada aluno deverá realizar também um trabalho escrito individual,
baseado em bibliografia e fontes da época a ser entregue por email no final do semestre. As aulas práticas representam
aproximadamente 40% do total de aulas.
.

Método de avaliação

Cada aluno será avaliado em função da sua intervenção nas aulas práticas (15%), pelo trabalho escrito individual (35%) e
por um teste escrito obrigatório (50%)

Conteúdo

Introdução (1807-1822): o impacto da transferência da Corte portuguesa para o Brasil e a construção do processo da Independência.
1. O I Reinado (1822-1831):
2. O II Reinado (1831-1889):
3. A I República (1889-1930):

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: