História Económica e Social do Mundo Contemporâneo - 1. semestre

Objectivos

conhecimento das principais características,conjunturas, percursos,observando as grandes tendências internacionais e
diversos casos nacionais,da economia e sociedade no contexto contemporâneo desde a emergência da Revolução
Industrial
conhecimento dos principais aspectos que compõem o pensamento económico e social
perceber as dinâmicas e as dimensões de internacionalização/mundialização/globalização que caracterizam o mundo
contemporâneo
conhecimento da bibliografia fundamental e das principais tendências historiográficas sobre o tema e a capacidade de os analisar e interpretar,compreendendo-os no seu contexto histórico-cultural
Pretende-se promover e desenvolver a capacidade:
de reflectir e de fundamentar um pensamento crítico sobre a questão do desenvolvimento económico e social, considerando o contexto histórico que marca a contemporaneidade
Aquisição de competências em termos de exposição oral e escrita,integrando vocabulário e um discurso conceptual
adequado

Caracterização geral

Código

711051157

Créditos

6

Professor responsável

Maria Fernanda Rollo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

ALDCROFT, Derek H. & VILLE, S. P. (Ed.), The European Economy, 1750-1914: A Thematic Approach, 1994; ALDCROFT,
Derek H., Historia de la Economia Europea (1914-1990), Barcelona, 1997; KENWOOD, A. G. e LOUGHEED, A.L., The Growth
of the International Economy 1820-2000, Routledge, 1971, (4ª ed. 1999); LANDES, David S., The Unbound Prometheus.
Technological Change and Industrial Development in Western Europe from 1750 to the Present, Cambridge University
Press, 1969, 1980; LÉON, Pierre (Dir.), História Económica e Social do Mundo, Vols. V e VI, Lisboa, Sá da Costa Editora,
1982-1981; HOBSBAWM, E. J., Indústria e Império I e II, Editorial Presença, 1968, 1969; HOBSBAWM, E. J., A Era dos
Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991, 1996; SYLLA, Richard e TONIOLO, Gianni (Edited by), Patterns of
European Industrialization. The Nineteenth Century, Routledge / Fondazione Adriano Olivetti, London, 1991; THOMPSON, E.
P., The Making of the English Working Class, Vintage Books, 1963.

Método de ensino

Aulas de carácter teórico-prático, baseadas em exposições magistrais com apoio na análise de documentos, mapas,
gráficos e na utilização de meios audio-visuais.
A programação e calendarização das actividades é definida, apresentada e distribuída no início do ciclo lectivo.
A apresentação das matérias, acompanhada da identificação, em aula e via moodle, dos documentos, fontes e bibliografia
de referência, e outros recursos, nomeadamente na web, assume e apela, para além da dimensão expositiva e explicativa,
cenários de interpretação, problematização e discussão dos conteúdos.

Método de avaliação

A avaliação inclui um teste de frequência, com consulta, e um trabalho.
O trabalho escrito poderá consistir numa recensão bibliográfica ou num exercício de reflexão e síntese sobre um tema. O
tema é definido com o docente, antecedendo a apresentação e discussão de um plano de trabalho com o docente e em
aula.

Conteúdo

Estudam-se nesta disciplina as principais características, dinâmicas e conjunturas que marcaram a economia mundial
e,especialmente,a europeia,na época contemporânea.
O programa tem início com o estudo da formação da económica e social a partir da Revolução Industrial,compreendendo a
análise do comportamento demográfico, as transformações ao nível do tecido produtivo, as comunicações,os impactos e
desenvolvimento da ciência e da técnica e as profundas transformações sociais. São analisadas várias experiências
nacionais com destaque para o caso britânico. O estudo prossegue a partir da caracterização da economia mundial,
incluindo os processos de internacionalização / mundialização no contexto da Belle Époque e do ordenamento liberal que o
caracterizou, percorrendo, a partir daí, o estudo da sucessão de guerras e de crises económicas, observando o processo
de desenvolvimento económico e as mutações sociais que marcaram o século XX, desde a I Guerra Mundial até ao final da
Guerra Fria.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: