História Económica e Social do Mundo Moderno

Objectivos

O objectivo fundamental da unidade curricular é que os alunos adquiram um conhecimento das estruturas de base e das
grandes linhas de desenvolvimento das sociedades e das economias, desde a recuperação demográfica e económica do
século XV até aos finais do século XVIII. Este conhecimento deverá permitir aos estudantes identificarem a alteridade das
antigas sociedades relativamente às sociedades contemporâneas, mas ao mesmo tempo detectarem linhas de
desenvolvimento que se prolongam até aos nossos dias. Adoptando uma perspectiva europeia, pretende-se com esta
unidade curricular que os alunos compreendam como se construiu a superioridade económica do ocidente e identifiquem a
respectiva temporalidade. Do ponto de vista das competências pretende-se que sejam capazes de trabalhar com alguns
conceitos analíticos e de ler e interpretar alguns instrumentos, tais como documentos históricos, tabelas e gráficos para
que possam também atender como a investigação histórica se desenvolve.




Caracterização geral

Código

711051158

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

BRAUDEL, Fernand, Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV a XVIII, 3 vols., Teorema, Lisboa, 1992
BUSH, M. L. (ed.), Social Orders and Social Classes in Europe since 1500: studies in social stratification, Longman,
Londres, 1992
DE VRIES (Jan), A Economia da Europa numa Época de Crise (1600-1750), Lisboa: Publicações D. Quixote, 1991
DEYON, Pierre, O Mercantilismo, Gradiva, 2.ª ed., Lisboa, 1989
DOYLE, William, Origins of the French Revolution, 2.ª ed., Oxford University Press, Oxford e Nova Iorque, 1988
ELIAS, Norbert, O Processo Civilizacional, vol. 2, Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990
GOLDSTONE, Jack, História Global das Ascensão do Ocidente, 1500-1850, Lisboa: Edições 70, 2011
HOBSBAWM, Eric, A Era das Revoluções, 1789-1848, Presença, Lisboa, 1978
LÉON, Pierre (dir.) História Económica e Social do Mundo, vol. I-III (6 tomos), trad. do francês, Sá da Costa, Lisboa, 1984

Método de ensino

Pretende-se que as aulas sejam animadas através da participação dos estudantes. Um dos modos de animação do trabalho
lectivo é justamente a selecção e apresentação pelos estudantes, em diálogo com o docente, de alguns textos que serão
objecto de uma discussão orientada durante as sessões de trabalho na turma. Esse modelo só pode ser seguido numa fase
adiantada do ano lectivo, para que seja possível aos alunos ter tomado contacto com a bibliografia As aulas seguirão
portanto um cunho teórico-prático, recorrendo sempre que possível à discussão de textos de base e à análise de
documentos (seleccionados de colectâneas e repositórios), tabelas e gráficos.

Método de avaliação

A cada quatro aulas
haverá uma aula prática para realização de um exercício (individualmente ou em grupo consoante a dimensão da turma)
que poderá ter um dos seguintes formatos: trabalho sobre um texto (esquematização ou resposta a pergunta ou
perguntas); trabalho sobre documentos; trabalho sobre tabelas ou gráficos

Conteúdo

I: a grande crise da Baixa Idade Média e a recomposição dos séc.XV e XVI.A recuperação agrícola e demográfica, a
recomposição urbana e mercantil.A Europa e o mundo: a expansão europeia.A economia europeia e as economia do
mundo nos séculos XV e XVI.A construção dos Estados e as finanças públicas.
II: As estruturas da antiga sociedade.Economia e sociedade rural.O regime demográfico.Os camponeses e as suas
comunidades.Senhores e camponeses.Sociedade de privilégios e sociedade de corpos.Imagens da sociedade e perfis de
estratificação.Nobrezas e burguesias.A Igreja e o clero. As classes urbanas.Pobres bandidos e marginais.
III: crise e crescimento(1620-1740).A crise do século XVII.O desenvolvimento do mercantilismo.Poder e economia. Velhas e
novas potência marítimas. O tráfego de escravos.
IV: Desenvolvimento económico e mudança social(1740-1790).A revolução financeira do século XVIII. População e
agricultura: mudanças e persistências. A indústria antes da industrialização.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: