Estética e Teorias da Arte - 2. semestre

Objectivos

Reconhecer diferenças e pontos de contacto entre história da arte, história, estética, e crítica de arte. Reconhecer limitações na escrita da história da arte. Identificar correntes estéticas e teorias da arte marcantes na escrita da história da arte. Interpretar textos fundamentais da teoria da arte e relacioná-los com práticas artísticas. Analisar criticamente teorias e práticas da história da arte e adquirir a flexibilidade para aplicar o conhecimento adquirido no estudo de objectos artísticos de diferentes cronologias e lugares, e noutros contextos de aprendizagem. Relacionar pensamento teórico produzido noutras disciplinas e noutros contextos com a teoria e história da arte.

Caracterização geral

Código

711061007

Créditos

6

Professor responsável

Sílvia Rosado Correia Patrício

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

ELKINS, James, 2006. Art History versus Aesthetics, Routledge, Taylor and Francis
FERNIE, Eric (ed.), 1995. Art History and its methods, London: Phaidon
FOSTER, Hal (ed.), 1983. The Anti-Aesthetic Essays on Postmodern Culture, Seattle: Bay Press
GAUT, Berys, and LOPES, Dominic M., 2001. The Routledge Companion to Aesthetics, Routledge, Francis and Taylor
GREENBERG, Clement, 1961. Art and Culture, Boston: Beacon Press
HARRISON, Charles, WOOD, Paul, GAIGER, Jason (ed.), 1992-2003. Art in Theory 1648-1815; 1815-1900; 1900-1990, Oxford: Blackwell
RANCIÈRE, Jacques, 2010 [2000], A Partilha do Sensível (trad. V. Brito), Porto: Dafne Editores
SAID, Edward, 2004 [1978], Orientalismo, Lisboa: Cotovia
VICENTE, Filipa Lowndes, 2012. A Arte sem História. Mulheres e Cultura artística. Lisboa: Athena
SMITH, Paul, and WILDE, Caroline, 2002. A Companion to Art Theory, Oxford: Blackwell
(a bibliografia específica será dada em aula)
(further specific readings to be provided)

Método de ensino

O método de ensino consiste em 3 horas semanais expositivas e uma hora semanal de discussão de textos, previamente preparados. Os textos serão disponibilizados atempadamente pelo professor. Serão marcadas duas visitas a exposições.

Método de avaliação

O método de avaliação consiste em:
1. Participação em discussão – os alunos devem preparar antecipadamente as leituras a discutir e vir dispostos a debatê-las – 25%
2. Um relatório escrito (2 páginas máximo, Times, corpo 12, entrelinha 1,5) sobre uma das exposições visitadas – 15%
3. Trabalho escrito (5 páginas máximo, Times, corpo 12, entrelinha 1,5) sobre um dos textos, autores ou trabalhos artísticos discutidos em aula, relacionando com o conhecimento adquirido + apresentação em sala de aula – 20%
4. Teste escrito com consulta – 40%
Esta Unidade Curricular é leccionada em língua portuguesa.

Conteúdo

Introdução: história da arte, história, estética, teoria da arte, crítica da arte
1. Platão, platonismo, neo-platonismo.
2. Origem da estética e Iluminismo. Conceitos de Belo, Sublime e Génio. Kant e a história da arte.
3. Hegel e a consolidação da história da arte como disciplina.
4. Nietzsche, o apolíneo e o dionisíaco..
5. Estética e Política. Estética e marxismo. Forma e conteúdo: debates sobre o realismo.
6. Teorias do modernismo e modernismos.
7. Estruturalismo, pós-estruturalismo: impacto na teoria da arte.
8. Teoria pós-colonial: crítica do conhecimento eurocêntrico. O Orientalismo de Edward Said. Histórias subalternas.
9.O anti-estético.
10. Estudos de género e teoria da arte.
11. O domínio da imagem: teoria da percepção moderna.
12. O regime estético das artes segundo Jacques Rancière

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: