História da Arte da Antiguidade Clássica - 1. semestre

Objectivos

Introdução ao conhecimento da produção artística e arquitetónica da Antiguidade GrecoRomana, do período grego arcaico à dissolução do império romano. Os tópicos serão organizados em dois grandes blocos – Grécia e Roma –, complementados por uma introdução aos períodos anteriores (da época dita pré-histórica às civilizações pré-clássicas) e por uma breve unidade temática de carácter historiográfico.

Considera-se que os alunos deverão ser capazes de: - Reconhecer as referências culturais essenciais do mundo clássico. - Reconhecer as mais importantes obras de arte e arquitectura do mundo clássico e identificar o essencial dos seus contextos de produção. - Distinguir a produção das diferentes cronologias e geografias discutidas na unidade curricular. - Produzir um discurso oral e escrito sobre as matérias do programa que seja articulado, informado e apoiado em vocabulário especializado. - Conhecer e compreender o essencial da historiografia pertinente.

Caracterização geral

Código

711061011

Créditos

6

Professor responsável

Maria Margarida Simões Tavares Conceição

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Beard, Mary e John Henderson. 2001. Classical Art from Greece to Rome. Oxford: Oxford University Press. D’Ambra, Eve. 1994. Roman Art in Context. New Jersey: Prentice Hall. Janson, H. W. et al. 2010. A Nova História da Arte de Janson. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (9ª ed.) Kleiner, Fred. 2006. A History of Roman Art. Boston: Wadsworth. Pedley, John Griffiths. 2007. Greek Art and Archaeology. New Jersey: Prentice Hall Art (4ª ed.) 130 euros Kleiner, Fred, ed. 2012. Gardner’s Art through the Ages. Boston: Cengage Learning (14ª ed. rev.). Henig, Martin, ed. 1983. A Handbook of Roman Art: A Survey of the Visual Arts of the Roman World. Londres: Phaidon. Richter, Gisela M. A. (1959) 1994. A Handbook of Greek Art. A Survey of the Visual Arts of Ancient Greece. Londres: Phaidon (9ªed.). Vitrúvio, ed. e trad. M. Justino Maciel. 2006. Tratado de Arquitectura. Lisboa: IST Press.

Recursos electrónicos The Met’s Heilbrunn Timeline of Art History http://www.metmuseum.org/toah/ Khan’s Academy https://pt.khanacademy.org/humanities/ancient-art-civilizations/greek-art https://pt.khanacademy.org/humanities/ap-art-history/ancient-mediterranean-ap#ap-ancientrome

Encyclopaedia Britannica https://www.britannica.com/

Método de ensino

Ensino teórico-prático com recurso ao comentário de imagens, discussão de textos e visitas de estudo. As matérias serão leccionadas em sessões teóricas expositivas, complementadas pela análise e comentário de bibliografia. As apresentações das aulas serão disponibilizadas em formato PDF.

Método de avaliação

a) duas provas escritas presenciais com consulta: 31 Outubro e 17 Dezembro (PE1x20%+PE2x40%) b) breve trabalho prático (TPx30%) a entregar até 12 Dezembro c) assiduidade e participação nas aulas (APx10%)

O trabalho prático será de grupo (mínimo de dois e máximo de três elementos) e deverá consistir na análise contextualizada de uma obra ou conjunto de obras de arte; deverá ser apresentado oralmente em aula; o texto tem uma extensão indicativa de 2000 palavras. Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. A realização/entrega atrasada de qualquer elemento de avaliação poderá ser penalizada ou não aceite.

A fórmula de classificação final de semestre é a seguinte: CF= PE1x20+PE2x40+TFx30+ APx10

Conteúdo

1. Antecedentes pré-clássicos 1.1. Paleolítico e Neolítico 1.2. As artes das primeiras civilizações: Mesopotâmia 1.3. As artes das primeiras civilizações: Egipto 1.4. Percursores mediterrânicos: civilizações minóica e micénica

2. Arte Grega 2.1. Arquitectura: períodos arcaico, clássico e helenístico. Aspectos construtivos; tipos de edifícios; as ordens arquitetónicas. 2.2. Escultura: kouroi e korai; a grande escultura do período clássico; a tensão escultura helenística. 2.3. Cerâmica: o estilo geométrico, figuras negras e vermelhas.

3. Arte Romana 3.1. Urbanismo: modelos militares, cardus e decumanus, o forum, o abastecimento de água. 3.2. Arquitectura: o arco, a abóbada, a cúpula, o opus caementicium. Os grandes equipamentos (basílica, aquedutos, termas, teatros, arenas) e os templos; o coliseu e o panteão de Roma; casa romana. 3.3. Escultura: o retrato entre a República e o Império. O retrato equestre. A escultura narrativa e os grandes monumentos celebratórios (arcos de triunfo). 3.4. Artes pictóricas. O mosaico: técnicas e materiais, temas e aplicações. Pompeia: perspetiva e narração. Domus Aurea e a pintura de grutesco.

4. A redescoberta da Arte Clássica 4.1. O Renascimento: a redescoberta de Vitrúvio. O regresso do papado a Roma e a reconstrução da Cidade Eterna. O problema da recepção: a invenção de uma estética antiga. 4.2. Winckelmann, Pompeia e o Neo-Classicismo: redescobrir a Antiguidade e refundar a História da Arte. Os sítios de Pompeia e Herculano: a importância da arqueologia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: