História da Arte do Século XIX - 1. semestre

Objectivos

1) Conhecer os principais movimentos, propostas e questões que marcam a arte, a arquitectura, a cidade e a cultura estética europeias;
2) Problematizar a produção artística e arquitectónica no quadro dos fenómenos de autonomização da esfera artística e da construção do Modernismo, bem como de questões associadas como o fenómeno de subjectivação do gosto, a afirmação de novas categorias estéticas, a maturação da consciência histórica e patrimonial, a invenção da fotografia, ou as assimetrias de género;
3) Compreender a importância das transformações da experiência urbana, nomeadamente as alterações ao nível das imagens e das representações da cidade;
4) Desenvolver competências críticas e de investigação.

Caracterização geral

Código

711061019

Créditos

6

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

1. Adams, Steven, L’Ècole de Barbizon aux sources de l´Impressionisme, London, Phaidon, 1994
2. Bergdoll, Barry, European Architecture 1750-1890, Oxford, University Press, 2000
3. Clark, T.J., The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and his followers, New Jersey, Princeton Unv. Press, 1999 [1984]
4. Clark, T.J., Farewell to an idea: Episodes from a History of Modernism. – New Haven: Yale University Press, 1999
5. Eisenman, Stephen (ed.), Nineteenth Century Art: a Critical History, London, Thames & Hudson, 2002
6. Frascina, Francis, Modernity and Modernism: French painting in the nineteenth century, New Haven, Yale Univ. Press, 1993

Método de ensino

Aulas expositivas teóricas asseguradas pela docente, seguidas da análise e discussão de textos pré-definidos (baseada numa antologia disponibilizada aos alunos via moodle). Os trabalhos finais de investigação realizados em grupos de 2 ou 3 alunos são também apresentados e discutidos em regime de seminário (trabalhos têm 10 a 15 pags). Estes trabalhos estão relacionados com os conteúdos programáticos e são entregues no termo do semestre.

Método de avaliação

A avaliação deste curso assenta em 3 elementos:
1) teste final escrito (40%)
2) apresentação e discussão na aula dos textos da antologia (20%)
3) apresentação e discussão dos trabalhos finais (40%)

Conteúdo

1) O projecto iluminista, a construção da modernidade e a génese do modernismo. A questão da autonomia da arte. A noção de gosto e o reconhecimento das novas categorias estéticas do pitoresco e do sublime. Consciência histórica e patrimonial.
2) Situação da pintura e escultura europeias na passagem para o século XIX. Produção artística em França de David a Delacroix. Goya, Füssli e Blake. O romantismo alemão e Friedrich. O paisagismo inglês.
3) Os arquitectos visionários e o neoclassicismo na arquitectura francesa de Soufflot a Durand. Palladianismo, revivalismos históricos e o pitoresco no Reino Unido. A arquitectura alemã: Klenze e Schinkel. A questão do neogótico e o debate sobre o restauro dos monumentos: Pugin, Ruskin e Viollet-le-Duc. Intervenções no património monumental. Novos materiais e tecnologias: a arquitectura do ferro.
4) A cidade oitocentista. A renovação de Paris: imagens e representações da metrópole moderna. Baudelaire.
5) A génese do Modernismo. Pintura de paisagem em França: Corot e a Escola de Barbizon. O realismo: Courbet, Millet e Daumier. Manet e o impressionismo. Cézanne. Pintura pós-impressionista. Gauguin e o movimento simbolista.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: