História da Arte Românica - 2. semestre

Objectivos

a)Eliminar eventuais preconceitos e estereótipos sobre a Idade Média e a arte
medieval;
b) Problematizar sobre a terminologia utilizada por diversas disciplinas ao abordar
o estudo da Idade Média e da arte medieval;
c) Analisar as principais produções artísticas criadas na Europa do século XI aos inícios do século XIII


Caracterização geral

Código

711061024

Créditos

6

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BARRAL, X., Contre l´art roman? Essai sur un passé réinventé, Paris, 2006
DEMUS, O., La peinture murale romane, Paris, 1970
DURLIAT, M., L´art roman, Paris: Lucien Mazenod, 1982
DODWELL, C. R., The Pictorial Arts of the West, 800-1200, Yale University Press, 1993.
GARCÍA MARCILLA, J. V. (dir.), Historia del Arte Medieval. Valencia: Publicacions Universitat de València, 2012.
LASKO, P., Ars Sacra, 800-1200, Yale University Press, 1995.
PLAGNIEUX, Ph., L´art du Moyen Âge en France, Paris: Citadelles & Mazenod, 2010
RAMÍREZ, J. A. (dir.), Historia del Arte. Vol. II: La Edad Media. Madrid: Alianza Editorial, 1999.
TOMAN, R. (ed.), O Românico: Arquitectura, Escultura, Pintura, Köln: Könemann, 2000.
SCHAPIRO, M., Romanesque Art. Selected papers, London: Thames and Hudson, 1993.
WIRTH, J. L´image médiévale. Naissance et Développements (VI-XVe Siècle), Paris: Klincksieck, 1989.

Método de ensino

O método de ensino baseia-se em aulas teóricas com a apresentação de conteúdos por parte da professora e aulas práticas, com a participação ativa dos estudantes, a partir de leituras efetuadas previamente, e a apresentação de variados recursos didáticos e virtuais. Considera-se que a participação ativa e dinâmica do/a aluno/a será fulcral. Realizar-se-á uma visita de estudo.

Método de avaliação

A avaliação far-se-á com base em três elementos de avaliação:
1. Trabalho individual/em grupo (50%)
2. Frequência (25%)
3. Teste final (25%)

Conteúdo

I PARTE: A Génese da Arte Românica. Contexto e conceito
II PARTE: O Primeiro Românico
III PARTE: O Românico Pleno
IV PARTE: O Românico Tardio.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: