Cultura e Arte Contemporânea - 2. semestre

Objectivos

1) Aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre Arte Contemporânea.

2) Cruzar a informação histórica sobre Arte Contemporânea com diferentes perspectivas teóricas.

3) Identificar algumas das orientações e dos debates principais que determinam a produção artística contemporânea.

4) Dominar instrumentos de leitura interdisciplinar adaptados à compreensão das realidades artísticas contemporâneas.

5) Identificar as interacções da Arte Contemporânea com outros domínios da cultura.

Caracterização geral

Código

711061035

Créditos

6

Professor responsável

Margarida Brito Alves

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

-

Bibliografia

BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism. - London: Thames & Hudson, 2004

BATTCOCK, Gregory (editor), Minimal Art. A Critical Anthology. - Berkeley / London: university of California Press, 1995

BURGER, Peter, Teoria da Vanguarda. - Lisboa: Vega, 1993

DUVE, Thierry De, Kant After Duchamp. Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1996

FER, Briony, The Infinite Line. Re-making Art after Modernism. - New haven / London: Yale University Press, 2004

FOSTER, Hal, The Return of the Real. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 1991

GREENBERG, Art and Culture - Critical Essays. - Boston: Beacon Press, 1989

GROYS, Boris, Art Power. - Cambridge / Massachusetts: MIT Press, 2008

HARRISON, Charles, WOOD, Paul (editors), 1900-2000: Art in Theory - An Anthology of Changing Ideas. - Oxford/ Cambridge: Blackwell Publishers, 2002

Método de ensino

Trata-se de uma unidade curricular que privilegia uma componente expositiva conduzida pela docente, que é complementada pela análise e discussão, em grupo, de textos previamente seleccionados. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão das questões fundamentais que estruturam o programa.

Método de avaliação

A avaliação tem por base um teste final escrito (50%), a apresentação de um trabalho final de investigação (40%) - com 10 páginas, relacionado com os conteúdos do programa e realizado individualmente ou em grupos de 2 ou 3 alunos - e a participação dos estudantes nas discussões desenvolvidas nas aulas (10%).

Conteúdo

1. Charles Baudelaire e a fundamentação do Moderno. Moderno, Modernidade e Modernismo.

2. As transgressões das primeiras vanguardas. Futurismo, Neo-Plasticismo, Abstracção, Suprematismo e Construtivismo.

3. Arte e Política. O “Regresso à Ordem” e o Realismo Socialista.

4. Práticas e discursos da Modernidade no segundo Pós-Guerra. Clement Greenberg e a defesa da “centralidade” da pintura norte-americana nos anos 1940 e 1950.

5. Os desdobramentos das décadas de 1960 e 1970 - Heterodoxias, Minimalismo e práticas “pós-minimalistas”. Dinâmicas performativas e relacionais.

6. A relação entre as primeiras e as segundas vanguardas. As teses de Peter Burger e de Hal Foster.

7. Práticas artísticas contemporâneas - extensões e revisitações.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: