Estágio de História da Arte - 1. e 2. semestre

Objectivos

O Estágio envolve um conjunto de actividades desenvolvidas pelos alunos, em ambiente de trabalho profissional, de acordo com um programa supervisionado e avaliado pelo docente. Este programa pode incluir actividades de investigação, redacção, catalogação, inventariação, divulgação dos espólios artísticos, apoio à conservação e exposição das peças. Para aprovação no Estágio, o Aluno tem de cumprir obrigatoriamente um mínimo de 230 horas de trabalho. Os alunos devem reunir-se periodicamente com o Orientador da FCSH e são acompanhados nas suas actividades por um Orientador da instituição de acolhimento.

Caracterização geral

Código

711061049

Créditos

12

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Variável em função da natureza do estágio.

Método de ensino

Anualmente, o docente responsável pelos estágios curriculares procederá a reuniões com os alunos inscritos previamente em estágio, a fim de se encontrarem as soluções mais adequadas à sua realização em instituições, públicas e privadas. Os alunos admitidos a estágio serão orientados, na Faculdade, por um docente a designar anualmente pela Comissão Científica do Departamento de História da Arte, que trabalhará em conjunto com o orientador da instituição de acolhimento do estagiário. Compete ao aluno, durante o estágio, elaborar um diário de estágio, onde deverá constar, obrigatoriamente, a menção a cada uma das sessões de trabalho, bem como o número de horas respectivo e o sumário do trabalho desenvolvido.

Método de avaliação

O aluno apresentará, para avaliação, ao docente responsável pelo estágio, um Relatório final sobre o trabalho desenvolvido, com um mínimo de 25 páginas de texto. A nota é da inteira responsabilidade do docente da FCSH.

Conteúdo

O objectivo maior do Estágio, que corresponde à potenciação do conhecimento teórico adquirido nas restantes unidades curriculares, é plenamente cumprido através da parceria com diversas instituições que têm na promoção, preservação e divulgação das artes a sua missão, desde museus a ateliês, passando por leiloeiras, casas-museu e monumentos. Ali, os alunos desenvolvem actividades que lhes permitem ter um primeiro contacto com o mundo profissional, devidamente apoiado e fundamentado, o que lhes possibilita, por um lado, definir mais claramente um percurso de futuro e, por outro, desenvolver competências complementares fundamentais. Esta é ainda uma forma de manter a articulação universidade-comunidade, potenciado o conhecimento externo da formação proporcionada pelo Departamento e, inversamente, a abertura deste último às reais necessidades e realidades das instituições.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: