História da Arte do Século XX - 1. semestre

Objectivos

1) Conhecer os principais movimentos, propostas e problemáticas que definem a arte e a arquitectura do século XX.

2) Compreender a importância das primeiras vanguardas para a produção artística do século XX.

3) Relacionar as propostas das primeiras vanguardas com os desdobramentos artísticos posteriores.

4) Dominar as questões fundamentais colocadas pela arquitectura modernista e problematizar as suas repercussões e revisões subsequentes.

5) Relacionar a produção artística com os aspectos sócio-económicos, políticos e culturais que caracterizam o século XX.

Caracterização geral

Código

711061053

Créditos

6

Professor responsável

-- Docente a contratar --, Margarida Brito Alves

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

-

Bibliografia

ARGAN, Giulio, Arte Moderna. Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos. - São Paulo: Companhia das Letras, 1992

BENEVOLO, Leonardo, Historia de la Arquitectura Moderna. - Barcelona: Gustavo Gilli, 2005

BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; Art since 1900. Modernism. Antimodernism. Postmodernism. - London: Thames & Hudson, 2004

CHIPP, Herschel B. Theories of Modern Art: A Source Book by Artists and Critics. -Berkeley: University of California Press, 1994.

DIDI-HUBERMAN, Georges, Devant l’ Image. – Paris: Minuit, 1990

ELKINS, James, Stories of Art. - New York / London: Routledge, 2002

FRAMPTON, Kenneth, Modern Architecture: A Critical History. - London: Thames & Hudson, 1992

GRENIER, Katherine, Les Anées Pop. - Paris: Centre Georges Pompidou, 2001

HARRISON, Charles, WOOD, Paul (editors), 1900-2000: Art in Theory - An Anthology of Changing Ideas. - Oxford/ Cambridge: Blackwell Publishers, 2002

STILLES, Kristin (editor), Theories and Documents of Contemporary Art. A sourcebook of artist´s writings. - Berkeley: University of California Press, 1996

Método de ensino

Trata-se de uma unidade curricular que privilegia uma componente expositiva conduzida pela docente, complementada pela análise e discussão, em grupo, de textos previamente seleccionados. Pretende-se assim aprofundar e consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir o envolvimento crítico e activo dos alunos na discussão das questões fundamentais que estruturam o programa.

Método de avaliação

A avaliação tem por base um teste final escrito (50%), a elaboração e apresentação de um trabalho final de investigação (40%) - com 10 páginas, relacionado com os conteúdos do programa e realizado individualmente ou em grupos de 2 ou 3 alunos - e a participação dos estudantes nas discussões desenvolvidas nas aulas (10%).

Conteúdo

1. O problema da representação. Fotografia versus Pintura.

2. As primeiras vanguardas: continuidades e rupturas. Fauvismo, Expressionismo, Abstracção, Cubismo, Dádá e Surrealismo.

3. O Modernismo na Arquitectura: Racionalismo e Funcionalismo. A Escola de Chicago e as dinâmicas europeias. O Movimento Moderno e a constituição dos CIAMs.

4. Os Realismos entre guerras e os regimes totalitários.

5. As neo-vanguardas: Informalismos e Novas Figurações. A Pop Art e o Nouveau Réalisme. Arte Conceptual e Performatividades.

6. A Arquitectura após a II Guerra Mundial. Modernismo versus Pós-Modernismo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: