Teoria e Metodologia da História da Arte - 2. semestre

Objectivos

1. Compreender a génese e o desenvolvimento da História da Arte como campo disciplinar;
2. Conhecer as principais orientações teórico-metodológicas da História da Arte;
3. Conhecer os principais debates que essas orientações vêm suscitando até à actualidade;
4. Compreender a relação entre as principais orientações teórico-metodológicas e os desenvolvimentos concretos da historiografia da arte nacional e internacional;
5. Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver a capacidade crítica na elaboração de um ensaio escrito.

Caracterização geral

Código

711061055

Créditos

6

Professor responsável

Joana da Cunha Leal

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

1. The Art of Art History: A Critical Anthology (ed. D. Preziosi). - Oxford & New York: Oxford University Press, 1998
2. Critical Terms for Art History (ed. Robert Nelson and Richard Shiff). – Chicago: University of Chicago Press, 1996
3 A Companion to Art Theory (ed. Paul Smith and Carolyn Wilde). - Oxford & Malden: Blackwell, 2002
4. Didi-Huberman, Devant l’image. – Paris: Minuit, 1990
5. Is Art History Global? (ed. J. Elkins) – New York: Routledge, 2007
6.The Subjects of Art History: historical Objects in Contemporary Perspectives (ed. M.A. Cheetham, M.A. Holly and K. Moxey). - Cambridge: Cambridge University Press, 1998

Método de ensino

Aulas expositivas asseguradas pela docente, seguidas da apresentação e discussão de textos-chave (pré-definidos e disponibilizados no moodle) preparada pelos alunos e pela apresentação final do ensaio temático produzido por cada aluno a partir dos conteúdos programáticos (5/7 pags).

Método de avaliação

A avaliação deste curso assenta em 3 elementos:
1) um teste excrito (40%)
2) o ensaio final (40%)
3) apresentação e discussão dos textos em seminários (20%)

Conteúdo

1. A génese disciplinar da História da Arte (Vasari, Winckelmann e Hegel). A construção de um discurso científico face à autonomia da arte.
2. Primeiras especificações teóricas e metodológicas na abordagem da produção artística: a) da história cultural de Burckardt ao formalismo da Escola de Viena; b) a raiz Warburgiana da Bildwissenschaft e a Iconologia de Panofsky; c) estética marxista e história social da arte; d) psicologia da arte.
3. Estruturalismo e desenvolvimentos da semiótica
4. Arte e sociedade: teoria crítica, sociologia da arte e estética da recepção.
5. Da ideia de crise disciplinar aos novos enfoques teórico-metodológicos: crítica feminista (Pollock) e a nova história da arte (T.J. Clark); a historiografia de R. Krauss e o projecto October; a emergência dos visual studies e a sua recepção

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: