Fotografia e Artes Visuais - 2. semestre

Objectivos

A unidade curricular introduz os estudos em fotografia simultaneamente como fonte e método para a história da arte. A disciplina examina de que forma a fotografia, nas suas diferentes práticas, discursos e contextos, dialoga e interroga outras instituições e campos artísticos, da pintura aos museus, da caricatura ao teatro, do arquivo à conservação, da literatura ao cinema. Para além de traçar uma perspectiva histórica e representacional da fotografia, a disciplina oferece uma abordagem intermedial e motiva os alunos para as especificidades e potencialidades dos objectos fotográficos no contexto particular da história da arte, propondo pensar a fotografia enquanto ferramenta transversal da tarefa de investigação. Partindo de uma abordagem temática, tendencialmente cronológica e baseada em textos e em casos portugueses e internacionais, os alunos deverão ser capazes de compreender e integrar noções fundamentais dos estudos fotográficos na análise de estudos de caso representativos.

Caracterização geral

Código

711061058

Créditos

6

Professor responsável

Susana Simões Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Batchen, Geoffrey, Each Wild Idea: Writing, Photography, History. Cambridge Mass. and London: MIT Press, 2001
Burgin, Victor (ed.). Thinking Photography. London: Palgrave Macmillan, 1982
Edwards, Elizabeth e Hart, Janice (eds.). Photographs, Objects, Histories. On the materiality of images. London – New York: Routledge, 2004
Edwards, Elizabeth, The Camera as Historian. Durham: Duke University Press, 2012
Marien, Mary Warner, Photography: a Cultural History. London: Laurence King Publishing, 2002
McShine, Kynaston, The Museum as Muse. Artists Reflect. New York, The Museum of Modern Art, 1999
Parr, Martin e Badger, Gerry, The Photobook: a History. 3 vols. New York, Phaidon, 2004, 2014
Sena, António, História da Imagem Fotográfica em Portugal. Lisboa: Porto Editora, 1998
Trachtenberg, Alan (ed.), Classic Essays on Photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980
Wells, Liz (ed.), Photography: a critical introduction. London: Routledge, 2009

Método de ensino

As aulas serão maioritariamente teórico-práticas, sendo incentivada a realização autónoma de leituras aconselhadas bem como a discussão e o debate de obras específicas e de noções teóricas fundamentais. Prevê-se ainda a realização de aulas práticas em museus, arquivos ou outras instituições. Os alunos deverão ter um conhecimento suficiente de inglês que permita a leitura e acompanhamento da bibliografia específica da disciplina e serão incentivados a reforçar os seus conhecimentos linguísticos e a suas competências no âmbito das tecnologias da comunicação.
NOTA: A disciplina poderá ser leccionada em inglês, caso necessário.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina poderá incluir 3 elementos de avaliação:
a) Ensaio Escrito: trabalho individual de reflexão e análise crítica sobre uma temática/problemática previamente discutida com a docente.
b) Apresentação oral: em aula, e com suporte visual, da investigação referente ao trabalho escrito. (a) + (b) = 55%
c) Teste final (45%).

Conteúdo

1. A fotografia: técnica, disciplina ou metodologia?
2. A condição (não) artística da fotografia: dos primeiros debates à estética pictorialista, histórica e contemporânea.
3. Modelos internacionais e o caso português: a fotografia e as exposições universais.
4. Fotografia e Humor: a caricatura enquanto género de contaminação.
5. O conhecimento do mundo: a fotografia entre viagem e turismo
6. De quê ou O quê? Objectos fotográficos e a (i)materialidade das imagens.
7. Preservar a fotografia. Questões de conservação, colecção, documentação e arquivo.
8. A história não objectual da fotografia e a fotografia como fonte para a investigação.
9. Uma fotografia vale mais que mil palavras? Histórias, literatura e narratividade visual.
10. O livro fotográfico e a fotografia impressa. A cidade como estudo de caso.
11. Fotografia e Cinema: temporalidade e intermedialidade.
12. Dupla exposição: fotografia, museus e exposições.
13. Fotografia enquanto arte e artistas que usam fotografia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: