Classes e Estruturas Sociais - 1. semestre

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos conceitos sociológicos fundamentais relativos à estruturação social das classes e da sua historicidade: trazidos pelos clássicos e contemporâneos; 2. Competência para utilização desses conceitos na análise e na problematização das estruturas e desigualdades do mundo moderno, e da sociedade portuguesa em particular, de modo conducente a possibilidades de investigação empírica futura; 3. Competência para utilização desses conceitos para produzir argumentação cientificamente consistente sobre as estruturas e desigualdades do mundo moderno; 4. Capacidade de reflexão sobre a relação entre os sentidos comum e científico das estruturas, das relações, dos objectos e das acções sociais, e sua aplicação à análise das sociedades contemporâneas; 5. Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa da teoria sociológica e dos resultados da análise e da problematização elaboradas.

Caracterização geral

Código

711081001

Créditos

6

Professor responsável

João Sedas Nunes, Maria do Rosário Jorge

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É recomendada a frequência prévia da cadeira de Introdução à Sociologia: Fundamentos

Bibliografia

Bourdieu, P. (1979). La Distinction: critique sociale du jugement. Minuit. Estanque, E., & Mendes, J.M. (1997). Classes e desigualdades sociais em Portugal. Um estudo comparativo. Afrontamento. Giddens, A. (1975). A estrutura de classes das sociedades avançadas. Zahar. Hall, J. R. (Ed.) (1997). Reworking class. Cornell University Press. Marshall, G., Switf, A., & Roberts, S. (2002). Against the odds. Social class and social justice in industrial societies. Clarendon. Marx, K., & Engels, F. (1976). A ideologia alemã, I. Presença. Queirós, M.C. (2005). Classes, identidades e transformações sociais: para ler as evoluções da estrutura social portuguesa. Campo das Letras. Thompson, E.P. (1988). La formation de la classe ouvrière anglaise. Gallimard e Seuil.
Weber, M. (1984). Economía y sociedad. Fondo de Cultura Económica. Wesolowski, W. (1977). Classes, estratos e poder. Novo Curso.

Método de ensino

Métodos de ensino: Aulas teóricas de exposição dos conteúdos, articulados com questões socialmente reconhecidas. A exposição dos conteúdos é alimentada por questões trabalhadas pela investigação nacional ou estrangeira sobre classes, estruturas e desigualdades sociais, buscando mais o questionamento que as verdades socialmente produzidas e motivando a audiência para um questionamento segundo os eixos problemáticos expostos. Aulas práticas com apresentação e discussão de textos, cenários, gráficos e imagens, contribuem para o desenvolvimento do questionamento teórico e metodológico e das capacidades de reflexão e comunicação.

Método de avaliação

Métodos de avaliação: Uma apresentação temática oral em grupo, baseada na bibliografia (20%); um ensaio escrito individual a partir dos textos da bibliografia (40%); um teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica (40%).

Conteúdo

1. Da constituição da modernidade política à autonomização da questão e do questionamento das desigualdades sociais 2. Das revoluções políticas, sociais e económicas ao reconhecimento da autonomia das explicações sociais: da revolução francesa à revolução industrial 3. Introdução geral à problemática das desigualdade: da contribuição dos economistas à dos historiadores - século XVII ao século XIX 4. As formulações teóricas de Marx e Weber 5. Reformulações contemporâneas das teorias das classes 6. Justiça, classes e desigualdades sociais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: