Sociologia da Cultura - 1. semestre
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão de diferentes definições sociológicas do conceito de cultura;
2. Capacidade de reflexão sobre problemas associados à esfera da cultura (tanto em sentido amplo como em sentido restrito);
3. Conhecimento e compreensão das perspectivas e dos problemas teóricos que emergem de uma análise multidimensional da esfera da cultura, atestando a complexidade das práticas e dos fenómenos culturais analisados;
4. Capacidade de problematizar, investigar e descrever aspectos diversificados dos fenómenos sociais usando diferentes acepções do conceito de cultura.
Caracterização geral
Código
711081030
Créditos
6
Professor responsável
José Alberto Simões
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Appadurai, A. (2004). Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema.
Cuche, D. (2010)- La notion de culture dans les sciences sociales. Paris: La Découverte.
Gelder, K. & Thornton, S. (org.) (1997). The subcultures reader. Londres: Routledge.
Hannerz, U. (1997). Fluxos, fronteiras, híbridos: Palavras-chave da antropologia transnacional, MANA: Estudos de Antropologia Social, 3 (1), pp. 7-39.
Mirzoeff, N. (1999). An introduction to visual culture. Londres: Routledge.
Pais, J.M. (1993). Culturas juvenis. Lisboa: IN-CM.
Storey, J. (1997), An introduction to cultural theory and popular culture. Londres: Prentice Hall/Harvester Wheatsheaf.
Thompson, J. (1999). Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes.
Thompson, J. (1998). A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes.
Waters, M. (1999). Globalização. Oeiras: Celta Editora.
Williams, R. (1994). Sociología de la cultura. Barcelona: Paidós.
Método de ensino
Aulas teóricas (40%);
Aulas práticas (60%): exploração de exemplos de aplicação da matéria e resolução de exercícios; discussão e correcção de exercícios realizados pelos alunos; apresentação oral e discussão dos trabalhos realizados.
Método de avaliação
Uma prova escrita individual presencial (65%);
Um trabalho escrito, realizado em grupo, a partir de temas sugeridos (35%).
O trabalho deverá ser apresentado e discutido nas aulas práticas. A classificação final do trabalho resulta da combinação entre o trabalho escrito e a apresentação oral.
Conteúdo
1. DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE CULTURA?
1.1. Definições de cultura: entre a arte e a antropologia
1.2. Segmentação e hierarquização: os níveis de cultura
1.3. Fluxos, hibridismo e mobilidades
2. PROBLEMAS E PERSPECTIVAS
2.1. Cultura de massas
2.2. Cultura e pós-modernidade
2.3. Cultura e globalização cultural
2.4. Cultura visual
2.5. Culturas e subculturas juvenis
3. OBJECTOS DE ESTUDO
3.1. Graffiti, street art, cultura urbana e produção cultural
3.2. Televisão e recepção cultural
3.3. Internet, cultura digital e práticas culturais