Sociologia da Educação - 1. semestre

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão das principais teorias da Sociologia da Educação; 2. Compreensão dos sistemas educativos como simultaneamente sistemas de oportunidades e sistemas de desigualdades; 3. Compreensão das interações entre os sistemas educativos e outros agentes de socialização; 4. Capacidade de aplicação dos conhecimentos à problematização e à análise sociológicas dos processos educativos reais; 5. Capacidade de intervenção informada e crítica na definição, concretização e monitorização de políticas de educação, aos níveis nacional e local; 6. Capacidade de comunicar questões e conhecimentos sociológicos sobre os processos educativos de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081031

Créditos

6

Professor responsável

David Justino, Sílvia Maria de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Bibliografia

Apple, M., Ball, S. J., & Gandin, L. A. (Eds.) (2010). The Routledge international handbook of the sociology of education. Routledge. Boli, J., Ramirez, F. O., & Meyer, J. W. (1985). Explaining the origins and expansion of mass education. Comparative Education Review, 29(2), 145-170. Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1970). La reproduction: élements pour une théorie du système d’enseignement. Minuit. Collins, R. (1979). The credential society: an historical sociology of education and stratification. Academic Press. Durkheim, É. (2006). Education et sociologie. PUF. Meyer, J.W., Kamens, D. H., & Benavot, A. (Orgs.) (1992). School knowledge for the masses: world models an national primary curricular categories in the twentieth century. The Falmer Press. Young, M. (2010). Conhecimento e currículo. Do socioconstrutivismo ao realismo cocial na sociologia da educação. Porto Editora.

Método de ensino

Aulas de exposição teórica (50%) e sessões práticas (50%). Cada aula teórica expõe os conceitos e enquadramentos teóricos fundamentais. As aulas práticas trabalham a compreensão, discussão e expressão oral e escrita. São organizadas em torno de material pedagógico relevante para o tópico em questão, seja a análise e discussão de materiais e informação ou a discussão e esquematização de argumentos/ resultados de textos selecionados, previamente lidos pelos estudantes e com apoio do docente. Algumas aulas práticas servem para o acompanhamento aos ensaios de problematização, que serão realizados em grupo fora do contexto de sala de aula.

Método de avaliação

Avaliação com base na participação (10%), ficha de leitura (15%), apresentação oral do trabalho (20%), ensaio escrito (25%) e teste de frequência (30%).

Conteúdo

1. Origens e institucionalização da Sociologia da Educação. 2. Teorias sociológicas da educação: dos clássicos aos contributos recentes. 3. Os sistemas nacionais de ensino de massas: origem, Desenvolvimento e tendências atuais. 4. Para uma sociologia do curriculum: conhecimento escolar e reprodução social. 5. Desigualdades sociais e desigualdades educativas. Para um modelo compreensivo dos mecanismos de reprodução social nos sistemas de ensino. 6. Para uma sociologia da organização escolar: Culturas escolares e culturas profissionais. 7. Sociologia das políticas educativas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: