Sociologia das Organizações - 1. semestre

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais do estudo sociológico das organizações; 2. Compreensão das organizações nas regularidades sociais que sustentam o seu processo produtivo; 3. Conhecimento e compreensão dos tipos ideais de modelos organizacionais onde se desenvolvem questões como: emprego; gestão e desenvolvimento do potencial humano; adaptação sócio-técnica; mudança organizacional; qualificação profissional; 4. Capacidade de ler teoricamente, nas suas linhas gerais, o processo social de uma organização; 5. Capacidade de usar modelos para lidar com a complexidade e diversidade da organização; 6. Capacidade de intervir de modo informado e crítico sobre processos e situações organizacionais.

Caracterização geral

Código

711081035

Créditos

6

Professor responsável

Helena Serra, Susana Carvalho e Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bernoux, P. (1995). A sociologia das organizações. Rés XXI.
Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (2001). Manual de psicossociologia das organizações. McGraw-Hill. Hall, R. H. (2004). Organizações: estruturas, processos e resultados. Pearson Prentice
Hall. Handel, M.J. (Ed.) (2003). The sociology of organizations: classic, contemporary and critical readings. Sage. Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Dom Quixote.

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO: Aulas Teóricas (50%): exposição de conteúdos de natureza teórica, pelo docente. Aulas Práticas (50%): Análise de textos e apresentações orais de tópicos temáticos, por parte dos alunos.

Método de avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO: a) Apresentação de um texto, em grupo: análise e apresentação de um texto de acordo com as linhas de orientação para análise de textos e questões guião fornecidas pela equipa docente (25%) b) Participação na discussão dos textos apresentados pelos grupos (dois grupos por sessão), de acordo com o calendário de apresentações definido. Concluída a apresentação dos textos pelos grupos, todos os restantes grupos participarão na discussão dos textos, que será moderada pelo docente (15%). c) Prova escrita individual, sem consulta, sobre a totalidade da matéria (60%)

Conteúdo

1. Introdução A perspetiva sociológica sobre as organizações Teoria das Organizações/Sociologia das Organizações: objeto e método 2. Abordagens Clássicas Taylor e a Organização Científica do Trabalho Os contributos de Fayol e Ford Max Weber e o conceito de burocracia A permanência do modelo burocrático nas sociedades contemporâneas 3. Escola das Relações Humanas Principais contributos da ERH Críticas à racionalização do fator humano 4. Organizações como Sistemas Sociais e Técnicos Teoria Geral dos Sistemas A corrente sociotécnica: experiências e principais contributos. 5. Abordagens Contingenciais: organizações como sistemas abertos Tecnologia e modelos organizacionais Ambiente externo, tecnologia e organizações 6. A Dimensão Política das Organizações A análise estratégica A organização politica A teoria da Dependência de Recursos 7. Abordagens Contemporâneas A ecologia das populações organizacionais O cognitivismo organizacional O Novo Institucionalismo Organizacional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: