Sondagens e Estudos de Mercado - 1. semestre
Objetivos
1. Compreender o enquadramento da função marketing research na organização. 2. Compreender a importância das fontes de informação e da sua articulação. 3. Estar apto a reconhecer a importância da pesquisa documental, sabendo selecioná-la e analisá-la. 4. Conhecer as metodologias existentes e as respetivas aplicações práticas. 5. Conhecer as potencialidades dos estudos de mercado numa ótica de marketing. 6. Preparar um briefing para a realização de um estudo de mercado. 7. Reconhecer a necessidade de planificação de um projeto e saber desenhá-lo em termos de pesquisa - Conduzir um processo de marketing research. 8. Conhecer vários tipos de estudos de mercado existentes e saber adequá-los corretamente a solicitações da área do marketing. 9. Conhecer a funcionalidade dos Estudos de mercado e saber decidir sobre a importância relativa de cada estudo para a gestão do marketing.
Caracterização geral
Código
711081046
Créditos
6
Professor responsável
Docente a definir
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.
É recomendado que os alunos tenham previamente frequentado as cadeiras de Métodos e Técnicas de Investigação: Amostragem e Inquérito e Análise de Dados Univariada e Bivariada.
Bibliografia
Aaker, D., Kumar, V., & Day, G.S. (1998). Marketing research. John Wiley & Sons. Kinnear, T., & Taylor, J. (1996). Marketing research: a applied approach. McGraw-Hill. Sudman, S., & Blair, E (1998). Marketing research: a problem-solving approach. McGraw-Hill.
Método de ensino
As aulas teóricas apresentam o conhecimento e estruturam a compreensão dos contextos organizacionais, dos conceitos e das ferramentas, da lógica de planeamento e das normas éticas e deontológicas dos estudos de mercado. As aulas práticas promovem as competências de aplicação através da realização de exercícios e do acompanhamento contínuo do trabalho de grupo.
Método de avaliação
Estas aquisições de aprendizagem são avaliadas pelo teste escrito e pela clareza da sua exposição e utilização na redação do trabalho de grupo. As competências de aplicação necessárias ao exercício profissional são avaliadas pelo resultado do trabalho de grupo e pela discussão dos seus resultados.
Conteúdo
1 - Sistemas de Informação de Marketing e Estudos de Mercado 2 - Natureza e âmbito da pesquisa de marketing / estudo de mercado 3.1 - Documental 3.2 - Quantitativa 3.3 - Qualitativa 4 - Como planificar e implementar um estudo de mercado 4.1 - A fase do desenho do projeto 4.1.1 - Definição do problema 4.1.2 - Definição do tipo de estudo 4.1.3 - Definição do universo 4.1.4 - Definição dos métodos e técnicas de abordagem 4.1.5 - Desenho da amostra 4.1.6 - Desenho do questionário 4.1.7 - Definição de timings e custo de implementação 4.2 - A fase da implementação projeto 4.2.1 - Pré teste questionário 4.2.2 - Trabalho de campo e supervisão 4.2.3 - Tratamento da informação recolhida 4.2.4 - Análise da informação recolhida4.2.5 - Relatório final: Apresentação/divulgação 5 - Tipos e funções de estudos de mercado - ÁREAS TEMÁTICAS 6 - Tipos de estudos de mercado - METODOLOGIAS 7 - Normas, ética e deontologia 8 - Processo de decisão para a execução da pesquisa de mercado