Território e Redes Sociais

Objetivos

1.Conhecimento e compreensão de conceitos como os de redes sociais e território, sociedade da informação, economia baseada no conhecimento, e as suas inscrições espaciais, numa perspectiva pluridisciplinar;
2.Compreensão das mudanças associadas à transição para a sociedade da informação e do impacto das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade, na economia e no território;
3.Capacidade de recolher e interpretar dados para apoiar a reflexão, discutir as teorias e analisar problemas sobre aqueles temas;
4.Capacidade de reflexão crítica e autónoma sobre os temas centrais desenvolvidos nas aulas;
5.Capacidade de comunicação rigorosa e significativa do conhecimento sociológico sobre o tema.

Caracterização geral

Código

711081049

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Bibliografia

Boschma, R; Fritsch, M. (2009) Creative Class and Regional Growth: Empirical Evidence from Seven EU Countries, Ec. Geog, 85(4), 391–423Cardoso, G et al (2005) A sociedade em rede em Portugal. Lisboa: Campo das Letras
Castells, M (2004) A galáxia Internet. Lisboa: FC Gulbenkian
Harvey, D (1996) The condition of postmodernity. Cambridge: Blackwell
Himanen, P & Castells, M (2004) Institutional models of the network society, in Castells (ed) The network society: A cross-cultural perspective. Cheltenham: Edward Elgar, p 49-83
Räsänena, P & Kouvob, A (2007) Linked or divided by the web? Internet use and sociability in four European countries. Inf, Com & Soc 10, p219-241
Sassen, S (2006) Cities and communities in the global economy. In Brenner, N & Keil, R (ed) Global cities reader. Oxford: Routledge
Schwarz, O. (2012) The New Hunter gatherers: Making Human Interaction Productive in the Network Society Theory, Culture & Society, 29(6) 78–98

Método de ensino

Por semana os alunos frequentam uma aula teórica e uma aula prática. Em primeiro lugar terão uma aula teórica mais expositiva sobre conceitos teóricos e dados exemplificativos; nas aulas práticas os alunos são incentivados a comentar textos seleccionados. Também são utilizadas para fazer apresentações dos seus trabalhos e para o acompanhamento dos trabalhos de grupo.
Ensino presencial.

Método de avaliação

A avaliação inclui um ensaio escrito, apresentação oral e participação nas aulas e uma frequência. Cada aluno deverá preparar, em grupo ou individualmente, um ensaio durante o semestre, sobre um tema acordado com o docente. O ensaio escrito, a apresentação oral e a participação na aula valem 30% da nota final. A frequência avalia o conhecimento apreendido nas aulas sobre os autores e conceitos relevantes, exigindo-se uma análise crítica, boa estruturação da argumentação e exposição clara num texto coerente. O exame tem um peso de 70% na classificação final.

Conteúdo

Modulo 1
1. Processos que (re)estruturam a Sociedade e os Territórios Contemporâneos
1.1. As novas paisagens da globalização
1.1.1 A configuração geográfica do mundo contemporâneo
1.1.2 Cidades globais e cidades em rede
1.2 A Revolução Tecnológica
1.3 Compressão espaço-tempo
2. Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC)
2.1 Os conceitos e as várias Dimensões da SIC
2.2 A SIC na UE
2.3 Modelos de Transição para a SIC
Modulo 2. Redes Sociais e Territórios em Rede
1.Sociedade em Rede e o impacto das TIC na interacção social
1.1 Conceitos centrais sobre redes sociais
1.2 Comunidades virtuais e novos padrões de interacção social
1.3 (info) exclusão e clivagens sociais
2. Economia do Conhecimento
2.1 O conceito de “economia do conhecimento” ou “economia informacional”
2.2 Classe criativa e comunidades criativas
2.3 Empresas em rede e cadeias de valor acrescentado
3. Emprego na SIC
3.1 Competências e Qualificações
3.2 Teletrabalho e novos padrões de uso do espaço e do tempo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: