Sociologia Geral: Fundamentos - 1. semestre

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos pressupostos centrais da sociologia como ciência dos fenómenos sociais; 2. Conhecimentos fundamentais sobre a emergência e o desenvolvimento da sociologia no quadro das ciências sociais; 3. Capacidade de desmontagem crítica dos modos de refletir do “senso comum” que se apresentam como obstáculos ao conhecimento sociológico; 4. Conhecimento e compreensão de conceitos base da teoria sociológica, designadamente: \"estrutura social\", “institucionalização”, “instituição”, \"estatuto social\" “papel social”, “expectativas”, “sanções”, “legitimação” e “socialização”. 5. Capacidade de articulação teórica entre os conceitos referidos; 6. Capacidade de aplicação desses mesmos conceitos à análise de situações empíricas;7. Compreensão introdutória dos contrastes e complementaridades entre diversas perspetivas sociológicas nucleares; 8. Capacidade de distinguir o modo particular de cada uma das perspetivas operar no questionamento e análise da realidade social.

Caracterização geral

Código

711081050

Créditos

6

Professor responsável

César Augusto Lima Morais, Luís Miguel Chaves, Sara Dalila Cerejo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para frequentar a cadeira.

Bibliografia

Berger, P., & Luckmann, T. (2004). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Dinalivro. Berger, P. (1986). Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Vozes. Costa, A.F. (1992). Sociologia. Difusão Cultural. Dahrendorf, R. (1969). Homo Sociologicus: ensaio sobre a história, o significado e a crítica da categoria de papel social. Tempo Brasileiro. Giddens, A. (2008). Sociologia (6.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. Nunes, A.S. (1979). Sobre o problema do conhecimento nas Ciências Sociais. GIS. Silva, A.S. (1989), A Ruptura com senso-comum nas ciências sociais. In J. M. Pinto & A. S. Silva (Orgs.), Metodologia das ciências sociais (pp. 29-53). Afrontamento. Turner, J.H. (1994). Sociology: concepts and uses. McGraw-Hill.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas (50%) e práticas (50%), atendimentos individuais e esclarecimento de dúvidas por e-mail e através do moodle. As sessões teóricas visam a transmissão dos conteúdos programáticos, sendo abertas à participação crítica dos alunos. As aulas práticas dividem-se entre sessões de debate sobre temas alusivos à matéria (2 primeiros blocos) e a apresentação e discussão de textos (3.º bloco). Qualquer dos blocos programáticos inclui textos de apoio.

Método de avaliação

A avaliação é composta por teste escrito presencial sobre a totalidade da matéria teórica (50%); apresentação oral de um texto em aula prática (25%); recensão crítica do texto apresentado (25%). A recensão deverá integrar contributos decorrentes da discussão mantida com a turma e o docente aquando da apresentação do texto. Os dois últimos elementos de avaliação são realizados em grupo, podendo o docente distinguir o investimento individual de cada membro.

Conteúdo

1. Introdução 1.1. Pressupostos e definição de sociologia. 1.2. Obstáculos e ruturas essenciais ao desenvolvimento da investigação sociológica. 2. O mundo social como uma realidade estruturada em permanente construção – exteriorização, objetivação e interiorização da realidade social. 2.1. A construção do mundo social a partir das práticas dos atores. 2.2. As formas de institucionalização e o desenvolvimento das instituições. 2.3. Normas, estatutos, expetativas, papéis sociais e sanções. 2.4. As formas de legitimação das instituições. 2.5. O problema da conservação e reprodução da ordem institucional. 2.6. Quadros e processos de socialização. 3. A sociologia como ciência pluriparadigmática. 3.1.Incursão por três perspetivas centrais da teoria sociológica: perspetiva funcionalista; perspetiva do conflito e interacionismo simbólico. 3.2.Articulação e confronto das diferentes perspetivas. 3.3.Mobilização e comparação das diferentes perspetivas na análise de temas sociológicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: