Sociologia Geral: Teorias - 2. semestre
Objetivos
a) Contacto e conhecimento preliminar com a diversidade teórica e paradigmática da ciência sociológica, convidando os alunos a compreendê-la mobilizando conceitos e construindo objectos de conhecimento sociológicos;
b) Compreensão e capacidade de reconhecimento das diferenças de definição de conceitos base da teoria sociológica, inserindo-os na lógica dos paradigmas que lhes conferem significação sociológica;
c) Compreensão das incompatibilidades, das complementaridades e das possíveis sínteses entre distintas perspectivas teóricas, ilustrando-as e discutindo-as a partir de certos conceitos;
d) Capacidade de aplicação prática de algumas dessas perspectivas teóricas ao desenho elementar de pesquisas sociológicas;
e) Capacidade de transformação de conceitos sociológicos em instrumentos de análise das realidades sociais;
f) Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa da teoria sociológica e dos resultados das análises e da problematização elaboradas.
Caracterização geral
Código
711081051
Créditos
6
Professor responsável
Inês Farinha Pereira, João Sedas Nunes
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Berger, P. & luckmann, t. (1987). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Champagne, P., et al (1998). Iniciação à prática sociológica. Petrópolis: Vozes.
Corcuff, Ph. (1997). As novas sociologias. Sintra: Vral.
de Singly, F., Giraud, C. & Martin, O. (2010). Nouveau manuel de sociologie. Paris: Armand Colin.
Elliott, A. (2009). Contemporary social theory. An introduction. London & New York: Routledge.
Pinto, J.M. (1994). Para uma iniciação breve à sociologia (a partir da sala de aula) in Propostas para o ensino das ciências sociais, Parte III, cap. II. Porto: Afrontamento, pp. 139-167.
Turner, B S. (ed.) (2002), Teoria social. Lisboa: Difel.
Método de ensino
Métodos de ensino:
a) Aulas teóricas (50% do total das sessões): sessões orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular;
b) aulas práticas (50%), desdobrando-se em 1) sessões de monitorização (acompanhamento, orientação e avaliação) de um trabalho de grupo visando a elaboração de um projecto de investigação informado pelos protocolos teórico-metodológicos introduzidos na componente teórica da disciplina; 2) sessões de interpretação sociológica segundo conceitos sociológicos de distintas constelações teóricas sobre materiais pedagógicos expressamente concebidos para o efeito.
Ensino presencial.
Método de avaliação
a) Trabalho de grupo com componente de avaliação individual (60%); b) Prova escrita a incidir sobre os conteúdos da disciplina (40%). A nota obtida na dimensão a) repercute duas dimensões avaliativas: 1) a do objecto construído, que pondera 39% na avaliação; 10% afectos a dois relatórios de progresso intermédios; 2) a da respectiva apresentação, que pesa 21%.
Conteúdo
1. As realidades sociais como construções sociais: definições, problemáticas e dimensões.
2. A pluralidade paradigmática e teórica em Sociologia (construtivista): contrastes e complementaridades, a partir dos conceitos de acção e de actor:
2.1. na sua relação com os conceitos de estrutura, campo social e mundo social;
2.2. na sua relação com os conceitos de poder, legitimação e dominação;
2.3. na sua relação com os conceitos de instituição, papel social, socialização e identidade.
3. Exploração dos conceitos e paradigmas:
3.1. a partir de trabalhos de pesquisa exemplares;
3.2. instrumentalizando-os sobre as realidades sociais e sobre o próprio património teórico da sociologia.
4. Aplicação estruturada dos conceitos e paradigmas em vista da produção de objectos sociológicos originais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: