Teorias Sociológicas: os Fundadores - 1. semestre

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos principais autores e tendências teóricas da sociologia clássica;
2. Capacidade de identificar essas perspectivas teóricas em proposições teóricas substantivas;
3. Compreensão do contributo das teorias sociológicas clássicas para os debates da Sociologia contemporânea;
4. Capacidade de comunicar os fundamentos desses autores e tendências sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081052

Créditos

6

Professor responsável

Helena Serra, João Pedro Nunes, Nuno Dias

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bottomore, T. (1978). “Marxismo e sociologia”. In Bottomore, T. & Nisbet, R. História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 166-204.
Connell, R.W. (1997). “Why is classical theory classical?”. Am. Jour. of Soc. 102, pp. 1511-1557.
Durkheim, É. (1995). As Regras do método sociológico. Lisboa: Editorial Presença.
Marx, K. & Engels, F. (1995). “A ideologia alemã”. In Cruz, M.B. (org) Teorias sociológicas: Os fundadores e os clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 11-60.
Shils, E. (1980). “Tradition, ecology, and institution in the history of sociology”. In The calling of sociology and other essays on the pursuit of learning. Chicago: University of Chigago Press, pp. 165-257.
Simmel, G. (2004). Fidelidade e gratidão e outros textos. Lisboa: Relógio d’Água.
Turner, B.S. (1999). “The central themes of sociology: an introduction”. In Classical sociology. London: Sage, pp. 3-29.
Weber, Max (1995). Conceitos fundamentais de sociologia. Lisboa: Presença.

Método de ensino

Sessões téorico-práticas realizadas a partir dos materiais de apoio; análise e discussão dos textos teóricos; trabalho de pesquisa. A avaliação consistirá em:
- uma prova escrita realizada em sala de aula (60%);
- recensão crítica de um dos textos indicados pela equipa docente – o documento entregue terá de ter entre 8 e 10 páginas de texto (40%).
Ensino presencial.

Método de avaliação

- uma prova escrita realizada em sala de aula (60%);
- recensão crítica de um dos textos indicados pela equipa docente – (40% )

Conteúdo

A CONSTRUÇÃO DA SOCIOLOGIA
1. Paradigmas e Temas Fundadores do Conhecimento Sociológico
2. O Positivismo Sociológico de Comte (1798-1857) e a Lei dos Três Estádios
3. O organicismo evolucionista de Spencer (1820-1903)
4. A Democracia em Tocqueville (1805-1859)
5. Os fundadores: Quem, Porquê e Como?

KARL MARX (1818-1883) E FRIEDRICH ENGELS (1820-1895)
1. Raízes do Pensamento de Marx
2. Alienação e Materialismo Histórico e Dialéctico
3. Teoria Marxista: Ideologia e Classes Sociais
4. Uma Economia Política do Capitalismo
5. Teoria Marxista: Leitura Critica

ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
1. Sociedades e Facto Social
2. As Origens da Consciência Colectiva
3. Da Divisão Social do Trabalho
4. Egoísmo e Anomia

MAX WEBER (1864-1920)
1. Economia e Normatividade Social
2. Acção Social, Dominação e Legitimidade
3. A Burocracia
4. Racionalidades religiosas

GEORG SIMMEL (1858-1918)
1. Sociologia Formal
2. Filosofia do Dinheiro
3. Vida nas Metrópoles
4. O Estrangeiro

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: