Teoria e Metodologia das Ciências Sociais - 1. semestre

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos da investigação científica; 2. Compreensão das relações entre a argumentação teórica e a informação empírica; 3. Compreensão elementar das diferenças e complementaridades entre as principais estratégias de investigação sociológica (compreensiva/explicativa; indutiva/dedutiva; extensiva/intensiva; qualitativa/quantitativa; fundamental/aplicada e participativa); 4. Conhecimento e compreensão dos fundamentos das teorias da operacionalização e da mensuração; 5. Capacidade de problematizar situações sociais concretas usando conceitos sociológicos elementares, em aprendizagem em outras disciplinas; 6. Compreensão e capacidade de aplicação elementar da estrutura de um plano de investigação; 7. Comprensão da operacionalização de problemas e hipóteses sociológicas elementares em planos de invstigação simples; 8. Capacidade de comunicar os procedimentos da investigação de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081055

Créditos

6

Professor responsável

Rui Santos

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Boudon, R. (s.d.). Os métodos em sociologia. Edições Rolim. Durkheim, E. (2001). As regras do método sociológico. Presença. Gilbert, N. (Ed.) (2008). Researching social life. Sage. Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análises de conteúdo: sentidos e formas de uso. Principia. Quivy, R., & Van Campenhoudt, L. (2016). Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva. Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.) (1990). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento. Weber, M. (1997). Conceitos sociológicos fundamentais. Edições 70.



Método de ensino

Ensino presencial em aula, suplementado por recursos de aprendizagem on-line e por apoio tutorial personalizado em horários de atendimento disponibilizados às/aos estudantes, seja por aconselhamento do docente ou por solicitação da/os estudantes. Aulas teóricas (50%): sessões de exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular. Aulas práticas (50%): trabalho acompanhado sobre bibliografia e outros materiais de apoio; exercícios e testes para avaliação formativa e sumativa.

Método de avaliação

Método de avaliação A. Trabalho de grupo acompanhado nas aulas práticas, para fins formativos, sem classificação sumativa. B. Exercícios escritos individuais nas aulas práticas, com consulta, para avaliação sumativa. A média das classificações obtidas nestes exercícios tem a ponderação de 50% na classificação final de frequência. C. Dois testes escritos presenciais, sem consulta. A média das classificações obtidas nestes testes tem a ponderação de 50% na classificação final de frequência.



Conteúdo

1. “Tratar os factos sociais como coisas”?: o conhecimento científico sobre o social 1.1. Ruptura, problematização e construção do conhecimento 1.2. Dúvida metódica: refutabilidade, demonstração e verificação 1.3. Objetivação: método explícito e crítica intersubjetiva 1.4. As metas do conhecimento: compreender e explicar 1.5. Problemas, teorias e hipóteses 2. Estratégias e orientações de investigação 2.1. Indutiva e dedutiva 2.2. Intensiva e extensiva 2.3. Qualitativa e quantitativa 2.4. Compreensiva e explicativa 2.5. Fundamental, aplicada e participativa 3. Teoria, método e investigação 3.1. Relações entre a construção teórica e a construção empírica 3.1.1. Operacionalização e conceptualização: a construção de conceitos e variáveis 3.1.2. O planeamento da investigação como operacionalização 3.2. Fases típicas de investigação e seu planeamento 3.2.1. Investigação bibliográfica 3.2.2. Investigação exploratória e seu aprofundamento 3.2.3. Investigação para teste de hipóteses

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: