Temas Sociológicos Contemporâneos - 1. semestre
Objetivos
1. Compreensão integrada da aplicação dos conceitos, teorias e metodologias de investigação sociológica, aprendidas em outras cadeiras, à reflexão sobre temas reais com interesse sociológico; 2. Capacidade de problematizar e analisar temas e situações concretas, usando perspetivas teóricas relevantes; 3. Capacidade de aplicar essa problematização e análise à conceção de objetos de investigação sociológica; 4. Capacidade de comunicar de modo rigoroso e significativo a construção teórica e metodológica de objetos.
Caracterização geral
Código
711081061
Créditos
6
Professor responsável
Maria Margarida Marques, Paula Reis
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Bachelard, G. (2005). A noção de obstáculo epistemológico. Plano da obra. In G. Bachelard, A formação do espírito científico. Contribuição para uma psicanálise do conhecimento (pp. 17-28). Contraponto. Bourdieu, P., Chamboredon, J. C., & Passeron, J. C. (2004). A construção do objecto. In P. Bourdieu, J. C. Chamboredon & J. C. Passeron, Ofício de Sociólogo: metodologia da pesquisa na sociologia (pp. 45-72). Vozes. Gilbert, N. (Org.) (2008). Researching social life (3ª Ed.). Sage. King, G., Keohane, R.O., & Verba, S (1994). Designing social enquiry: scientific inference in qualitative research. Princeton University Press. Merton, R.K. (1970). Sociologia: Teoria e estrutura. Mestre Jou. Uma obra de investigação empírica de referência (a escolher anualmente).
Método de ensino
As aulas estão divididas em sessões teóricas e sessões práticas. Estas últimas consistem em sessões de discussão de textos selecionados; em sessões de discussão com convidados externos (investigadores e sociólogos integrados em organizações públicas e privadas); em sessões de discussão guiada apoiada na visualização de documentários, reportagens ou filmes; e na apresentação e discussão dos ensaios de problematização de temas de investigação escolhidos pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação inclui:
a) Participação e envolvimento do/a aluno/a nas atividades a realizar nas aulas teórico-práticas e práticas, nomeadamente: na discussão de textos selecionados; nas sessões de discussão com convidados; nas sessões de discussão guiada; e na discussão dos trabalhos práticos (30%);
b) Uma frequência (25%);
c) Relatório de Progresso (documento escrito, com a delimitação do tema de pesquisa empírica escolhido e levantamento bibliográfico preliminar) e sua a apresentação e discussão em aula (20%);
d) Ensaio escrito final (incluindo delimitação temática, pesquisa bibliográfica e problema de pesquisa) sobre o tema escolhido (25%).
Conteúdo
1. A relação entre a teoria sociológica e a construção de objetos de pesquisa 1.1. Teoria sociológica e problematização da realidade social 1.2. Problematização e construção de objetos de pesquisa 2. Generalização e inferência 3. Análise de obra de investigação empírica exemplar 4. Análise de temas concretos da sociedade contemporânea 4.1. Apresentação e explicação da problematização e da análise teórica usadas na construção de objetos de pesquisa sociológica 4.2. Apresentação e discussão de reportagens, filmes e/ou documentários relacionados com tópicos de interesse para conhecimento da sociedade contemporânea 5. Apresentação da pesquisa bibliográfica realizada pelos alunos, e do seu interesse, para a construção de problema de pesquisa.