Sociologia do Desenvolvimento e Sustentabilidade - 2. semestre
Objetivos
1. Capacidade para situar o estudo dos problemas ambientais no contexto da sociologia;
2. Conhecimento e compreensão dos vários processos de desenvolvimento bem como dos seus impactos nas sociedades e no território;
3. Capacidade para aprofundar a compreensão das relações entre o ambiente, o território e a sociedade numa perspectiva pluridisciplinar;
4. Capacidade de reflectir de modo crítico sobre o processo de globalização e suas implicações no ambiente;
5. Conhecimentos sólidos sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e das suas valências para construção de um novo modelo de desenvolvimento;
6. Capacidade de recolher informação e trabalhar indicadores para operacionalizar o conceito de desenvolvimento sustentável, a várias escalas geográficas;
7 Capacidade de relacionar as escalas micro e macro na análise dos problemas;
8 Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos, procedimentos e argumentações.
Caracterização geral
Código
711081064
Créditos
6
Professor responsável
Emily Lange, Iva Miranda Pires
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Assadourian, E. (2010). The rise and fall of consumer cultures. In Transforming cultures from consumerism to sustainability: State of the World 2010. Worldwatch Institute.
Atksison, G., Dietz, S. & Neumeyer, E. (2007). Handbook of sustainable development. Cheltenham: Edward Elgar.
Beck, U. (1996). World risk society as a cosmopolitan society? Ecological questions in a framework of manufactured nncertainties. Theory, Culture & Society, 13 (4) pp. 1-32.
Jackson, T. (2009). Prosperity without growth: The transition to a sustainable economy. SD Commission, UK.
Soromenho-Marques, Viriato (1998). O futuro frágil: Os desafios da crise global do ambiente. Lisboa: Publicações Europa- América.
Stiglitz, J. (2006). Making globalization work. New York: W.W. Norton & Co.
Strange, T. & Bayley, A. (2008). Sustainable development: Linking economy, society, environment. Paris: OCDE.
WCED (1987). Our common future. World Commission on Environment and Development, Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
A metodologia de ensino considera os conteúdos e a forma de os ensinar, na sua relação com o número de alunos e as suas competências no ano de entrada no ensino superior.
Por semana os alunos frequentam uma aula teórica e uma aula prática o que permite combinar vários modelos de ensino. Assim, nas aulas teóricas o ensino tem uma abordagem mais expositiva/explicativa/problematizante mas essencialmente centrada na docente. Nas aulas práticas os alunos têm para cada sessão semanal textos e outros documentos que servem de motivo a discussões temáticas nas quais a participação dos alunos é estimulada e funciona como motivação e desenvolvimento do espírito critico, curiosidade e treino expositivo.
Ensino presencial.
Método de avaliação
- Um trabalho de grupo ou individual, a sua discussão em aula, posteriormente entregue sob a forma de relatório escrito (30%)
- Uma frequência individual presencial, que abrange todos os conteúdos leccionados (70%)
Conteúdo
Parte I
1. 1. Interacção entre as sociedades (sistemas sociais) e o ambiente (ecossistemas)
2. A modernidade e a pos-modernidade como paradigmas de desenvolvimento nas sociedades contemporâneas
Parte II
3. Globalização e Ambiente
4. Problemas ambientais no contexto da sociedade do risco
5. O exemplo das alterações climáticas
5.1 Os processos de origem antropogénica que estão a conduzir às alterações do clima
5.2 Os impactos no ambiente, na economia e na sociedade decorrentes das alterações climáticas.
5.3 As soluções de mitigação e de adaptação
6. O Consumo (In) sustentável e os seus impactos
Parte III
7. O conceito de Desenvolvimento Sustentável
7.1 Os antecedentes do conceito
7.2 O conceito e as suas diferentes interpretações, nomeadamente as do desenvolvimento sustentável forte e fraco
7.3 40 anos de Cimeiras Mundiais em prol do Desenvolvimento Sustentável
7.4 DS em várias escalas geográficas: da micro-escala à escala global