Teoria e Análise Demográfica - 1. semestre

Objectivos

1. Compreensão da população enquanto componente dinâmica das sociedades; 2. Capacidade de análise das grandes questões demográficas que se colocam no século XXI; 3. Conhecimento das principais características e tendências da demografia de Portugal, enquadrada no espaço da União Europeia; 4. Capacidade para equacionar os desafios demográficos de forma integrada e em articulação com outras componentes socioeconómicas relevantes; 5. Capacidade de análise das dinâmicas demográficas em curso; 6. Conhecimento e capacidade de aplicação dos métodos e técnicas de análise demográfica, tratando em separado as variáveis de ´estado´ da população e as variáveis de ´dinâmica´; 7. Capacidade de proceder a análises territorializadas de caracterização sociodemográfica elementar; 8. Capacidade de comunicação rigorosa e significativa dos conhecimentos e resultados de análises demográficas.

Caracterização geral

Código

711081065

Créditos

6

Professor responsável

Ana Paula Gil

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

Bandeira, M.L. (2018). Introdução à Demografia:Trabalhos Práticos. Escolar Editora. Bandeira, M.L.(2004).Demografia: Objecto, Teorias e Métodos.Escolar Editora. AA.VV (2013). Os portugueses em 2030. Fundação Francisco Manuel dos Santos. Fernandes, A.A. (2008). Questões demográficas – demografia e sociologia da população. Colibri/FCSH-UNL. Nazareth, J. M.(1996). Introdução à demografia – teoria e prática. Editora Presença. Nazareth, J. M.(2004).Demografia: a ciência da população.Presença. Poston, D., & Micklin, M. (2005).Handbook of population. Kluwe. Rodrigues, T.F.(2009).História da população portuguesa.Edições Afrontamento. Rosa, M. J. V., & Chitas, P. (2010). Portugal: os números. Relógio d’Água Editores. Rosa, M. J. V. (2012). O envelhecimento da sociedade portuguesa. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Método de ensino

Método de ensino: -1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios;- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização de exercícios práticos por parte dos alunos. A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente, e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo), salvaguardando-se as normas em vigor para estudantes-trabalhadores.

Método de avaliação

Método de avaliação: 1) 2 testes de avaliação (30%+30%); 1 Trabalho de Grupo (40%). O trabalho de grupo a apresentar no final do período escolar, com discussão oral obrigatória (componente escrita, 60% e componente oral, 40%). Os critérios de pontuação são explicitados no início do ano e constam de documento próprio.
9

Conteúdo

1. Introdução à Ciência Demográfica (objeto, métodos, características do sistema demográfico, ramos de análise) 2. Factos Populacionais (Mundo, Europa, Portugal) 2.1. Trajetórias recentes 2.2. Motores e desafios das dinâmicas populacionais 3. Observação, Técnicas e Instrumentos de Análise Demográfica 3.1. Fontes (principais) de dados: Censos e dados de Registo Civil. 3.2. Unidades territoriais administrativas e não administrativas (NUTS) 3.3. Acesso a dados demográficos na web. 3.4. O estado da população: conceitos e técnicas de análise 3.5. Volume populacional, estrutura etária e por sexos e distribuição no território 3.6. Dinâmica populacional: princípios e métodos de análise dos fenómenos demográficos (Mortalidade, Nupcialidade, Natalidade/Fecundidade, Movimentos Migratórios)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: