Demografia e Políticas Sociais

Objectivos

1. Capacidade de descrever as principais tendências demográficas da actualidade e de as interpretar enquanto desafios sociais;
2. Capacidade de analisar os fenómenos demográficos enquanto factores de constrangimento ou de favorecimento para a implementação de políticas sociais;
3. Capacidade de interpretar textos de política social e de compreender a sua relevância e atualidade para a transformação das condições sociais;
4. Conhecimento básico para proceder a diagnósticos sócio-demográficos.

Caracterização geral

Código

711081068

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Bibliografia

CANNING, David (2011). The causes and consequences of demographic transition, Population Studies: A Journal of Demography, 65:3, Routledge Taylor & Francis group, pp: 353-361.
FERNANDES, Ana (2008), Questões Demográficas – demografia e sociologia da população, Lisboa, Colibri/FCSH-UNL.
HAUPT, Arthur, KANE, Thomas (2004). Population Handbook, 5th Edition, Washington: Population Reference Bureau.
HIRSCHMAN, Charles, TOLNAY, Stewart (2005). Social Demography, POSTON, Dudley & MICKLIN, Michael [eds.] (2005). Handbook of Population, New York: Kluwer Academic/Plenum Publishers, Chapter 14, pp. 419-450.
LEONE, Tiziana (2010). How can demography inform health policy?, Health Economics, Policy and Law (2010), 5, Cambridge University Press, pp. 1-11.
NAZARETH, J. Manuel (2009), Crescer e Envelhecer - Constrangimentos e Oportunidades do Envelhecimento Demográfico, Lisboa: Presença.

Método de ensino

- 1 aula semanal de 2 h, de caráter expositivo, sobre a matéria teórica, com argumentação docente e apresentação e discussão de textos, e demonstração de exercícios.
- 1 aula semanal de 2 h, de caráter prático, para realização e resolução de exercícios práticos (minímo de 5).
A distribuição de tempo entre aulas expositivas e práticas é equivalente (50% cada), e a presença em ambas é obrigatória (e sujeita a registo).
Ensino presencial.

Método de avaliação

Trabalho individual (ou em grupo) a apresentar no final do período escolar, com discussão oral obrigatória (75%). Os critérios de pontuação são explicitados no início do ano e constam de documento próprio. Em regra, o perfil destes trabalhos corresponde a um paper submetido a encontro científico.
A apresentação da resolução dos Trabalhos Práticos é igualmente mandatória (25%).

Conteúdo

1. Demografia e Políticas Sociais
1.1. Demografia como ciência social;
1.2. Políticas Sociais e Políticas Públicas: conceitos e fundamentos;
1.3. Mais-valia demográfica na definição das políticas sociais;
1.4. Políticas e medidas populacionais: perspetiva internacional comparada
1.5. O dilema: crescer ou envelhecer?
1.6. O desafio das migrações
1.7. O despovoamento do território

2. Abordagens teóricas nos estudos de população
2.1. Controlo populacional;
2.2. Transição demográfica;
2.3. Ótimo populacional.

3. Trajetórias demográficas contemporâneas: Mundo, Europa, Portugal
3.1. Tendências recentes e desafios futuros;
3.2. A fixação da população no território: o fenómeno urbano e o despovoamento.

4. Impactos da mudança demográfica na sociedade portuguesa:
4.1. No crescimento e desenvolvimento económicos;
4.2. Na saúde pública;
4.3. Na habitação;
4.4. Na educação;
4.5. Na mobilidade e acessibilidade;
4.6. Na segurança das populações.

5. Os partidos políticos e a demografia.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: