Sociologia do Conhecimento

Objectivos

1 Capacidade de análise e identificação dos processos de construção social do conhecimento;
2. Compreensão das diferenças entre o conhecimento comum e o raciocínio sociológico;
3. Conhecimento e compreensão dos contributos teóricos de diversos autores dos clássicos às novas sociologias do conhecimento para a análise sociológica do conhecimento;
4. Capacidade de análise da construção do conhecimento tendo em conta diferentes áreas temáticas e obejtos empíricos.

Caracterização geral

Código

711081071

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS.

Bibliografia

Mannheim, K. (1986). Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Guanabara.
Adorno, Theodor W. (1981) “The sociology of knowledge and its consciousness”, in Prisms. Cambridge MA: The MIT Press, pp. 35-49.
Khun, T.S. (1962). “Las revoluciones como cambios del concepto del mundo” in La estructura de las revoluciones científicas. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, pp. 176-211
Hekman, S. (1986). Hermeneutics and the sociology of knowledge. London: Polity Press.
Berger, P. & Luckmann, T. (1966). A Construção Social da Realidade. Rio de Janeiro: Vozes.
Merton, R.K. (1972). “Insiders and outsiders\". Am. Jou. Soc. 78 (1), pp. 9-47.
Bloor, D. (1976). Knowledge and social imagery. Chicago: Chicago University Press.
McCarthy, E.D. (1996). Knowledge as culture: The new sociology of knowledge. London: Routledge.
Santos, B.S. (1978). “Da sociologia da ciência à política científica”, Rev. Crít. Ciên. Soc (1), pp. 11-56.
Bourdieu, P. (ed.) (1990). In other words. Stanford University Press.

Método de ensino

Método de ensino:
Aulas teóricas (40%);
Aulas práticas (60%): exploração de exemplos de aplicação da matéria e resolução de exercícios; discussão e correcção de exercícios realizados pelos alunos; apresentação oral e discussão dos trabalhos realizados.

Método de avaliação

Método de avaliação:
Uma prova escrita individual presencial (80%);
Um trabalho escrito, realizado em grupo (20%). O trabalho deverá ser apresentado e discutido nas aulas práticas.

Conteúdo

I. INTRODUÇÃO: DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE CONHECIMENTO?
II. PERSPETIVAS DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO
1. Problematizando conhecimento: questões teóricas e metodológicas preliminares
2. Contributos clássicos
3. Conhecimento e ideologia
4. O conhecimento quotidiano
5. Debates recentes
III. OBJETOS DE CONHECIMENTO
1. Conhecimento e cultura
2. Conhecimento e comunicação
3. Conhecimento e poder
4. Conhecimento e ciência
5. Conhecimento e religião

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: