Gestão dos Recursos Humanos - 1. semestre
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão do papel e da função da gestão dos recursos humanos (GRH) nas Organizações; 2. Compreensão da evolução da função GRH no último século até ao século XXI, a par das principais mudanças económicas / políticas e sociais; 3. Capacidade de construir funções e modelos de competências e de os operacionalizar, interligando-os aos diferentes subsistemas de GRH; 4. Conhecimento dos diferentes subsistemas de GRH e das respetivas formas e abordagens de operacionalização; 5. Conhecimento e compreensão do papel da cultura e das tendências, interdependências e sustentabilidade na GRH.
Caracterização geral
Código
711081072
Créditos
6
Professor responsável
João Manuel Gonçalves, Susana Carvalho e Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Armstrong´s, M. (2009). Handbook of human resource management practice. Page. Cunha, P. M. et al. (2004). Manual de comportamento organizacional. RH. Cunha, P. M. et al. (2012). Manual de gestão de pessoas e de capital humano. Sílabo. Ulrich, D. (2005). The HR value proposition. Harvard Business School Press.
Método de ensino
As aulas estão organizadas em torno de casos de leitura obrigatória, distribuidos ao longo do semestre, previamente lidos, servindo para a discussão e feedback em torno de perguntas estruturadas. Cada caso é analisado, em grupo, à luz de uma ou mais componentes teóricas do programa, estudadas previamente. Estas matérias teóricas são trabalhadas na sala de aula e discutidas, sendo transpostas para a experiência e realidade quotidiana das organizações. Os alunos são incentivados a interagir entre si e com o professor, permanentemente. Os alunos apresentam oralmente os seus trabalhos e recebem feedback. Os casos têm como objectivo a integração dos conceitos, a aplicação a situações reais e a discussão e tomada de decisão em grupo.
Método de avaliação
A avaliação da cadeira resulta de um teste escrito no final do semestre e da avaliação nos casos práticos.
Conteúdo
I.A gestão de pessoas e a gestão global das organizações O que é a gestão de pessoas? A gestão de pessoas em pequenas, médias e grandes organizações A importância estratégica das pessoas nas organizações Estratégia de negócio e estratégia de recursos humanos O papel, missão e políticas de gestão de recursos humanos II. O papel da motivação, do compromisso e do envolvimento no comportamento humano eorganizacional III.Gestão por competências Comprender a natureza do trabalho e dos papéis Modelos de competências e definição de perfis de competência IV.A Gestão integrada de capital humano O processo de recrutamento e selecção, principais metodologias Integrar e socializar Novos paradigmas de desenvolvimento e de aprendizagem Atração, gestão e retenção de talentos Gestão do desempenho V.Cultura organizacional e performance A importância estratégica da cultura organizacional A gestão por valores A cultura organizacional enquanto fonte de atratibilidade