Teorias Sociológicas Contemporâneas - 2. semestre

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão das principais correntes teóricas da sociologia contemporânea; 2. Capacidade de identificar perspectivas teóricas dessas correntes em proposições teóricas substantivas; 3. Capacidade de comparar criticamente as possibilidades e lacunas entre diferentes perspectivas teóricas; 4. Capacidade de mobilizar as perspectivas teóricas adequadas de acordo com vários problemas e objectos empíricos de análise; 5. Capacidade de identificar e controlar os efeitos de incorporação, selecção e enviesamento das perspectivas teóricas nos objectos de investigação; 6. Capacidade de comunicar os fundamentos dessas correntes sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081076

Créditos

6

Professor responsável

Inês Farinha Pereira, João Sedas Nunes, Sara Dalila Cerejo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Giddens, A., & Turner, J (1987). Social theory today. Polity Press. Elliott, A. (2009). Contemporary social theory: an introduction. Routledge. Lahire, B. (2005). L´esprit sociologique. La Découverte. Mattos, P. (2006). A sociologia política do reconhecimento. As contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. Annablume. Nachi, M. (2009). Introduction à la sociologie pragmatique. Armand Colin. Turner, B.S. (Ed.) (2002). Teoria social. Difel.

Método de ensino

Método de ensino a) Aulas teóricas (55% do total das sessões): sessões orientadas para a exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular; b) aulas práticas (45%): serão dedicadas à prestação de provas escolares (testes e/ou trabalhos práticos), incidindo em partes específicas e/ou na totalidade da matéria.

Método de avaliação

Método de avaliação a) Prova escrita a incidir sobre os conteúdos da disciplina, ponderando 40% na nota final de frequência; b) dois testes intermédios (que podem ser substituídos ou complementados por trabalhos práticos), cada um a valer 30% da nota final de frequência.

Conteúdo

1. Perspectivas estruturalistas e funcionalistas O estruturo-funcionalismo de T. Parsons e o funcionalismo de R.K. Merton Interdependência e historicidade em N. Elias Poder e ordem social em M. Foucault 2. Perspectivas interaccionistas A etnometodologia de H. Garfinkel Os quadros da experiência de E. Goffmann O construtivismo fenomenológico: A. Schutz, H.S. Becker e P. Berger e T. Luckmann 3. Perspectivas de síntese O estruturo-construtivismo de P. Bourdieu A teoria da estruturação de A. Giddens 4. Desenvolvimentos recentes 4.1. Actores múltiplos, plurais e reflexivos: J. Elster, F. Dubet e B. Lahire 4.2. Novos usos da noção de crítica: da sociologia pragmática de L. Boltanski e L. Thévenot à luta pelo reconhecimento em A. Honneth 4.3. Debatendo a sociedade e a modernidade A sociedade de risco de U. Beck A modernidade líquida de Z. Bauman A sociedade singularista de D. Martucelli Da pertinência sociológica da noção de sociedade: um debate final com A. Elliott e B. S. Turner.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: