Informática para as Ciências Sociais - 1. semestre

Objectivos

1. Conhecimento e compreensão da lógica de operação das aplicações informáticas de apoio à investigação em Sociologia, particularmente na recolha de informação, no cálculo matemático e estatístico e no processamento gráfico de dados. 2. Capacidade de seleccionar e utilizar as aplicações informáticas adequadas a diversas tarefas profissionais e de investigação. 3. Compreensão das suas relações com os pressupostos teóricos da medida e das técnicas estatísticas de análise de dados. 4. Aquisição de competências específicas na operacionalização das técnicas informáticas. 5. Competências de desenvolvimento de processos de auto-formação e aprendizagem ao longo da vida em relação ao processamento informático de técnicas avançadas de cálculo estatístico.

Caracterização geral

Código

711081077

Créditos

6

Professor responsável

Ana Lúcia Teixeira, Ana Nestal Roque, Sara Dalila Cerejo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Pré-requisitos

Os alunos devem ter completado 48 unidades de crédito ECTS, possuir competências de informática elementar na óptica do utilizador. Recomenda-se a frequência prévia das disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica: Amostragem e Inquérito e Análise de Dados Univariada e Bivariada, ou similares em outros cursos.l

Bibliografia

Botelho, M.C., & Laureano, R. (2010). SPSS: o meu manual de consulta rápida. Sílabo. Bryman, A., & Cramer, D. (1992). Análise de dados em ciências sociais. Celta. Foddy, W. (1996). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta. Ghiglione, R., & Matalon, B. (2001). O inquérito: teoria e prática. Celta. Laureano, R. (2011). Testes de hipóteses com o SPSS: o meu manual de consulta rápida. Sílabo. Marôco, J. (2010). Análise estatística com o PASW Statistics. Report Number. Pestana, M., & Gageiro, J. (2003). Análise de dados para as ciências sociais: a complementaridade do SPSS. Sílabo. Reis, E. (2000). Estatística descritiva. Sílabo.

Método de ensino

MÉTODO DE ENSINO: - Aulas de exposição de conteúdos de natureza teórica, sempre acompanhada de exemplos práticos com bases de dados reais; - No final de cada sessão, é realizado um exercício prático pelos alunos, correspondente aos conteúdos leccionados nessa sessão e em anteriores. Os exercícios são corrigidos em aula, havendo sempre um momento para esclarecimento de dúvidas.

Método de avaliação

MÉTODO DE AVALIAÇÃO: 2 testes presenciais (50% cada), um a ter lugar a meio do semestre e outro no final.

Conteúdo

1. A Informática como instrumento de apoio à investigação em Ciências Sociais: âmbito de aplicação e conceitos básicos 2. Construção e manipulação de bases de dados em SPSS 3. Operações de recodificação e transformação de dados 4. Cálculos estatísticos univariados, representação gráfica e apresentação de resultados 5. Cálculos estatísticos bivariados, testes de hipóteses, medidas de associação e correlação 6. Cálculos estatísticos multivariados

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: