Prática da Tradução em Assuntos Empresariais (do Francês para Português) - 2. semestre
Objetivos
1.Aprofundar competências de análise e crítica face à actividade da Tradução em domínios especializados;
2.Identificar e sugerir soluções apropriadas às dificuldades e particularidades da Tradução especializada;
3.Conhecer e praticar as várias modalidades tradutórias, aplicando-as coerente e pertinentemente aos casos práticos apresentados.
Caracterização geral
Código
711111094
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Esperança Pina
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Francês
Pré-requisitos
Competências de língua francesa correspondentes ao nível A2.2.
Bibliografia
Berg, R.-J. (2005). Parlons Affaires Initiation au Français économique et commercial. Londres: Heinle & Heinle Publishers.
Capul, J.; Garnier, O. (2005), Dictionnaire déconomie et de sciences sociales. Paris: Hatier.
Penformis, J (2004), Vocabulaire progressif du français des affaires. Paris: Nathan.
Kristeva, I. (2009). Pour Comprendre la Traduction. Paris: LHarmattan.
URL: http://iate.europa.eu
Método de ensino
Aulas expositivas e práticas, com recurso às tecnologias da informação e da comunicação (apoio da plataforma moodle), a bases de dados científicos e a recursos bibliotecários de apoio à investigação em ciências sociais e humanas. É obrigatória a presença em 75% das aulas.
Aulas teóricas : 25%, Aulas práticas : 75 %.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Uma frequência a meio do semestre (40%) e uma prova final (40%). A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral (20%).
Conteúdo
1.Aspectos jurídicos, administrativos, contabilísticos e de gestão dos recursos humanos;
2. Actuação produtiva das empresas e sua inserção nos sectores da economia;
3. Funções da tradução na comunicação empresarial.
4.Execução de tarefas de identificação e resolução de dificuldades lexicais, semânticas e sintácticas patentes num corpus diversificado de textos empresariais;
5. Elaboração de traduções de textos de diversa índole, relacionados com diferentes aspectos da actividade empresarial.