Francês B2.2 - 1. e 2. semestre
Objetivos
a) Alargar a compreensão oral às diferentes expressões da língua francesa dentro e fora das fronteiras do hexágono (francofonia) e a discursos longos e complexos da sua especialidade (conferências
b) Adquirir modelos académicos de escrita que lhe permitam desenvolver o seu sentido crítico, expor o seu raciocínio de maneira clara e pormenorizada e fundamentar as suas interpretações
c) Adquirir conhecimentos ligados à vida cultural e literária nos países francófonos e a acontecimentos relevantes da vida do século XX para uma melhor compreensão da sociedade francesa de hoje e da sua ligação com os países francófonos.
d) Tornar explícitas as diferentes representações de um mesmo objecto consoante o olhar cultural.
e) Construir uma metodologia de trabalho personalizado.
Caracterização geral
Código
711111128
Créditos
6
Professor responsável
Âzar Babasafari Renani
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Francês
Pré-requisitos
Francês B2.1
Bibliografia
De Vigan, D., No et moi (2009), Livre de Poche, Paris.
Chovelon, B. & Barthe, M. (2009) : Expression et style, Grenoble, PUG.
Barthélémy, F., Version Originale 4, Livre de l´élève, Éditons Maison des Langues, Paris.
Método de ensino
-Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma
-abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural
-realização de tarefas que façam apelo à competências linguísticas e extra-linguísticas.
Método de avaliação
Participação nas aulas (25%), dois testes escritos presenciais (60%) e uma exposição oral perante a turma (15%), cujo tema será relacionada com uma questão relevante para a cultura francesa e a sua abertura ao mundo francófono contemporâneo.
Conteúdo
1)Estudo de uma narrativa autobiográfica integral de Azouz Begag, Le gone du Chaâba, Paris, Seuil, 1966, cuja temática incide sobre a vida de emigrantes argelinos em França nos anos 60, e de um romance de François Bégaudeau, Entre les murs, Paris, Gallimard, 2006 que constitui uma reflexão sobre a heterogeneidade do público escolar e o papel da escola pública, hoje em França.
2)Tarefa escrita : construção de uma narrativa autobiográfica focando o percurso escolar do aprendente.
3)Estudo de uma destas narrativas do ponto de vista da construção das personagens, do espaço e do tempo.
4)Trabalho de compreensão a partir de gravações áudio e vídeo debates sobre questões relacionadas com a colonização, a emigração, a integração das minorias na sociedade francesa e o papel da escola finalizado por uma produção de síntese crítica.
5)Introdução à dissertação e sensibilização para os aspectos históricos e culturais deste modelo de escrita académico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: