Linguística Espanhola - 1. semestre
Objetivos
a) Aprender a descobrir autonomamente as possibilidades que um estudo sob uma perspetiva linguística pode proporcionar para um melhor conhecimento de uma língua estrangeira
b) Adquirir noções de linguística que permitam potenciar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Espanhol.
c) Adquirir conhecimento das estruturas e modos de funcionamento do espanhol.
d) Explorar dados fonéticos, fonológicos, morfossintáticos, lexicais, semânticos, pragmáticos e discursivos, a partir dos conhecimentos adquiridos.
e) Desenvolver a capacidade de refletir sobre diferenças entre o espanhol e outras línguas, por um lado, e entre variedades do espanhol, por outro.
Caracterização geral
Código
711131022
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
ALVAR, M. (coord.) (1996) Manual de dialectología hispánica: el español de España / el español de América. Barcelona: Ariel.
BOSQUE, I. & V. DEMONTE (1999) Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.
HUALDE, J. I. (2014) Los sonidos del español. Cambridge: Cambridge University Press.
HUALDE, J. I., A. Olarrea, A. M. Escobar, C. E. Travis (2010) Introducción a la Lingüística Hispánica (2ª ed.). Cambridge University Press.
HUALDE, J. I., A. Olarrea & E. O´Rourke (orgs.) (2012) The Handbook of Hispanic Linguistics. Wiley-Blackwell.
MUÑOZ-BASOLS, J., N. Moreno, I. Taboada & M. Lacorte (2017) Introducción a la lingüística hispánica actual: teoría y práctica. Routledge.
KING, L. D. & M. Suñer (2008) Gramática española: Análisis y práctica, 3ª ed. New York: McGraw-Hill Higher Education.
PINTO, D. & PABLOS-ORTEGA, P. de (2014) Seamos pragmáticos: Introducción a la pragmática española. Yale U. Press.
Método de ensino
Aulas teóricas, com exposição dos principais conteúdos do programa e valorização da participação ativa dos alunos, e práticas, com exercícios de descrição e análise de dados linguísticos e resolução de problemas.
Método de avaliação
(a) Duas fichas de exercícios presenciais (20%).
(b) Dois testes escritos (60%).
(c) Um trabalho de grupo (20%).
Conteúdo
1. Conceitos introdutórios: o objeto de estudo da linguística e níveis de análise linguística.
2. Norma e variação: variação dialetal no espanhol de Espanha e da América Hispânica.
3. Características fonéticas e fonológicas do espanhol: classificação articulatória dos sons; processos fonológicos; estrutura da sílaba e propriedades prosódicas.
4. Morfologia: estrutura interna das palavras; processos de formação de palavras; flexão nominal e verbal; características de algumas (sub)classes de palavras.
5. O léxico e a estrutura da frase: constituintes, categorias e funções sintáticas; a estrutura argumental dos predicadores; alguns usos de se; o uso do indicativo e do conjuntivo em orações subordinadas.
6. Descrição de algumas formas e estruturas características do espanhol.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: