Antropologia Visual - 2. semestre

Objectivos

1) Abordar e definir o terreno dos usos da imagem em Antropologia, fazendo a ligação com o documentarismo, tido enquanto género cinematográfico, e com a prática de investigação antropológica.
2) Cruzar o percurso histórico de um género cinematográfico que criou uma identidade própria, associada à ideia de verdade e de autenticidade com as utilizações mais ou menos instrumentalizadas que a Antropologia académica foi fazendo dos usos da imagem.
3) Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica das várias formas de apresentação da imagem. A perspectiva histórica permite que a estas esteja associado um contexto cultural e social de produção científica e / ou artística específicos.

Caracterização geral

Código

711001017

Créditos

6

Professor responsável

Catarina Alves Costa

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Barnow, Eric, Documentary. A History of Non-fiction Film. Oxford University Press, 1974.
Mac Dougall, David, Transcultural Cinema, ed by Taylor, L. Ed. Princeton Univ. Press, 1998.
Nichols, Bill, Representing Reality – Issues and Concepts in Documentary. Indiana University Press, 1991.
Slonowski, J. e Grant, B.Keith, Documenting the documentary –Close readings of documentary Film and Video, 1998.
Stoller, Paul, The Cinematic Griot. The Ethnography of Jean Rouch ( cap. 12 “Rouch, Theory and Ethnographic Film”). University of Chicago
Press, 1992.

Método de ensino

As aulas são divididas em duas partes. Na primeira, faz-se uma apresentação teórica de uma problemática específica, ligada a um contexto histórico e de produção de documentários e filmes etnográficos. Numa segunda parte, visionam-se materiais, finalizando a aula com um espaço de debate e discussão.

Método de avaliação

Conteúdo

I) Documentarismo, sua história e advento nos finais dos anos 1920. Questões da subjectividade, posição da Câmara, experiências feitas, em especial nos anos 1960 com o Cinéma Vérité e com o Direct Cinema.
II) Antropologia Visual, começos do uso da imagem, as várias tendências, escolas e correntes teóricas (em França, Inglaterra, Alemanha e nos EUA). O lugar do filme no contexto académico da Antropologia.
III) O contexto português: filmes do Museu de Etnologia. Imagens da ruralidade no documentário cinematográfico (uma perspectiva crítica) e algumas experiências recentes.
IV) A Cultura Visual: Fotografia (e vídeo amador) como fontes para a reflexão antropológica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: