Antropologia Visual - 2. semestre
Objetivos
1) Abordar e definir o terreno dos usos da imagem em Antropologia, fazendo a ligação com o documentarismo, tido enquanto género cinematográfico, e com a prática de investigação antropológica.
2) Cruzar o percurso histórico de um género cinematográfico que criou uma identidade própria, associada à ideia de verdade e de autenticidade com as utilizações mais ou menos instrumentalizadas que a Antropologia académica foi fazendo dos usos da imagem.
3) Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica das várias formas de apresentação da imagem. A perspectiva histórica permite que a estas esteja associado um contexto cultural e social de produção científica e / ou artística específicos.
Caracterização geral
Código
711001017
Créditos
6
Professor responsável
Catarina Alves Costa
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Barnow, Eric, Documentary. A History of Non-fiction Film. Oxford University Press, 1974.
Mac Dougall, David, Transcultural Cinema, ed by Taylor, L. Ed. Princeton Univ. Press, 1998.
Nichols, Bill, Representing Reality Issues and Concepts in Documentary. Indiana University Press, 1991.
Slonowski, J. e Grant, B.Keith, Documenting the documentary Close readings of documentary Film and Video, 1998.
Stoller, Paul, The Cinematic Griot. The Ethnography of Jean Rouch ( cap. 12 Rouch, Theory and Ethnographic Film). University of Chicago
Press, 1992.
Método de ensino
As aulas são divididas em duas partes. Na primeira, faz-se uma apresentação teórica de uma problemática específica, ligada a um contexto histórico e de produção de documentários e filmes etnográficos. Numa segunda parte, visionam-se materiais, finalizando a aula com um espaço de debate e discussão.
Método de avaliação
Conteúdo
I) Documentarismo, sua história e advento nos finais dos anos 1920. Questões da subjectividade, posição da Câmara, experiências feitas, em especial nos anos 1960 com o Cinéma Vérité e com o Direct Cinema.
II) Antropologia Visual, começos do uso da imagem, as várias tendências, escolas e correntes teóricas (em França, Inglaterra, Alemanha e nos EUA). O lugar do filme no contexto académico da Antropologia.
III) O contexto português: filmes do Museu de Etnologia. Imagens da ruralidade no documentário cinematográfico (uma perspectiva crítica) e algumas experiências recentes.
IV) A Cultura Visual: Fotografia (e vídeo amador) como fontes para a reflexão antropológica.